segunda-feira, 20 maio 2024
- Publicidade -
21.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Como o Ano Novo é comemorado em 6 países diferentes

Leia para conhecer algumas das tradições de Réveillon pelo mundo

Celebrar Ano Novo é uma tradição que se estende por boa parte do planeta. Mas, as festas não se resumem apenas a bolinhas brilhantes enfeitando árvores ou a fogos de artifício coloridos no céu – alguns comemoram comendo 12 uvas, outros quebram vidro e porcelana fina. Confira os detalhes de celebrações inusitadas a seguir:

1. Estados Unidos: assistir à bola que cai na Times Square

Para comemorar o Ano Novo, milhões de americanos se reúnem em torno de seus aparelhos de televisão (ou nas ruas da Times Square, apesar das temperaturas congelantes) e assistem à famosa Times Square Ball “cair” à meia-noite.

Foto: divulgação/timessquarevall.net

A bola, na verdade, é um balão que fica na cobertura do edifício One Times Square. Ele desce através de um mastro de 43 metros em exatos 60 segundos – sempre às 23h59 do dia 31 de dezembro.

2. Espanha: comer 12 uvas

Foto: Unsplash/David Köhler 

Os espanhóis saúdam o ano novo comendo 12 uvas, que simbolizam cada batida do relógio. O costume de “las doce uvas de la suerte” começou no final do século 19: acredita-se que a fruta afasta o mal enquanto aumenta suas chances de uma temporada próspera. No entanto, o ritual só funciona se você conseguir terminar de engolir todas as uvas em questão de segundos – elas precisam acabar quando os ponteiros marcarem meia-noite em ponto.

3. Japão: ouvir os sinos e preparar macarrão soba

Foto: Unsplash/Yam Style 얌 스타일

No Japão, o dia 31 de dezembro (ou Omisoka) é comemorado com o toque de sinos nos templos. A tradição diz que badalar 108 vezes – o número de desejos humanos e, portanto, as causas do sofrimento, de acordo com a crença budista – dissipa emoções e pensamentos negativos. Se você estiver em Tóquio, testemunhe o ritual no icônico Templo Zojoji.

Também é comum dar o pontapé inicial do novo ano preparando uma tigela de macarrão soba. A massa de textura firme e formato longo é fácil de morder e simboliza uma ruptura (quase literal) com o ano velho.

4. França: festejar com champanhe

Link: https://unsplash.com/photos/sap_su6tfRs

Tomar vinho na França é algo corriqueiro. Por isso, para comemorar o Ano Novo, os franceses partem para uma bebida local, mas mais exclusiva: o champanhe. As opções gastronômicas tradicionais harmonizam perfeitamente – e incluem preparos com ostras e peru, geralmente.

5. Dinamarca: quebrar a louça

Link: https://unsplash.com/photos/xzKtOI1Cnxo

Quebrar copos e pratos na casa dos outros soa agressivo, mas na Dinamarca, é um bom sinal. As pessoas guardam a louça trincada ou lascada ano todo para usar na véspera do Réveillon: à noite, eles vão até a casa de amigos e familiares e jogam nas entradas. Quanto mais cacos você tiver à sua porta na manhã seguinte, melhor seu ano será.

6. Grécia: pendurar uma cebola na porta

A cebola não é apenas um item básico da cozinha, mas também pode trazer boa sorte para o ano novo que se aproxima. Na Grécia, é tradição pendurar uma cebola na porta. Ela simboliza a fertilidade e o crescimento, graças à sua capacidade de brotar por conta própria.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Arrombamento em relojoaria de Tangará: Polícia prende 3 e recupera objetos

Na madrugada desta segunda-feira, 20, uma relojoaria localizada no...

Percentual de analfabetos não reduz em Mato Grosso em 5 anos

A quantidade de pessoas analfabetas ficou estável em Mato...

Há 10 anos, Polícia Federal invadia todos os Poderes em Mato Grosso

Há exatamente 10 anos, Mato Grosso amanhecia como destaque...
Feito com muito 💜 por go7.com.br