O conhaque é uma bebida destilada de uva bastante utilizada na preparação de coquetéis e pratos culinários. Com um sabor complexo e aromático, ele é uma boa opção para apreciar após as refeições e nos dias frios.
A seguir, a gente te mostra do que é feito o conhaque, sua origem e variações, além de dicas para apreciar a bebida pura, com gelo e em drinks.
Qual é a origem do conhaque?
De acordo com os registros históricos, o conhaque foi criado no século XVII por Chevallier de la Croix-Marrons. Seu nome original é Cognac, uma homenagem à região da França em que ele começou a ser produzido.
Conhaque é feito do que?
O conhaque é feito com vinho branco produzido a partir de uvas específicas da região de Cognac. A principal delas é a Ugni Blanc, mas também são utilizadas a Folle Blanche e a Colombard. Essas uvas costumam ser colhidas no final do verão e início do outono, quando estão maduras e propícias para serem transformadas em vinho.
Após a colheita, o suco das uvas é extraído e fermentado em tanques de aço inoxidável por aproximadamente três semanas. Em seguida, o vinho é destilado em alambiques de cobre, sendo aquecido lentamente até atingir o ponto de ebulição. O vapor resultante desse processo é condensado em um líquido conhecido como Broullis, que apresenta uma aparência turva e contém cerca de 30% de álcool.
Depois disso, o Broullis é destilado novamente para chegar em um líquido mais puro, chamado de Bonne Chauffe. Ele é considerado o “coração do destilado” e possui entre 68% e 72% de álcool em sua composição. Após essa etapa, a bebida é envelhecida em barris de carvalho para se tornar o conhaque que conhecemos.
Conheça os tipos de conhaque
O destilado de uvas deve ser envelhecido por pelo menos dois anos antes de ser comercializado. A partir disso, são criados diversos tipos de conhaque que se referem ao tempo de envelhecimento do produto. São eles:
1 – VS (Very Special): envelhecido por pelo menos 2 anos;
2 – VSOP (Very Special Old Pale): envelhecido por pelo menos 4 anos;
3 – XO (Extra Old): envelhecido por pelo menos 10 anos;
4 – XXO (Extra Extra Old): envelhecido por pelo menos 14 anos.
Qual é o melhor conhaque?
Muitas pessoas acreditam que quanto mais velho o conhaque for, melhor. Mas não é bem assim: o melhor conhaque varia de acordo com seu paladar e o jeito de apreciá-lo.
O conhaque VS e o VSOP são indicados para uso culinário e para a preparação de coquetéis, enquanto os tipos XO e XXO são mais recomendados para quem deseja experimentá-los puros, com gelo ou harmonizados com as refeições. De toda forma, essas são apenas sugestões. Você pode apreciar a bebida conforme preferir.
Tem um jeito certo de experimentar conhaque?
Como mencionamos acima, existem algumas recomendações para cada tipo de conhaque, mas você pode apreciá-lo da forma que achar melhor. Caso deseje experimentá-lo puro, recomendamos utilizar uma taça com o corpo um pouco mais largo do que a boca, como na imagem acima. Isso faz com que os aromas fiquem concentrados dentro do recipiente por mais tempo.
Para apreciá-lo com gelo, um copo baixo (como o On The Rocks) é o ideal. Já para coquetéis, você pode variar o recipiente conforme a receita. Para começar, que tal descobrir como fazer drinks com conhaque com duas receitas fáceis que separamos abaixo?
1 – Alexander
Ingredientes
45 ml de Cognac Martell VSOP
45 ml de creme de cacau
45 ml de creme de leite
Noz-moscada ralada para decorar
Gelo
Modo de preparo
Em uma coqueteleira com gelo, adicione o conhaque, creme de cacau e creme de leite. Agite bem e coe o líquido para uma taça de coquetel. Para finalizar, rale um pouco de noz-moscada por cima do coquetel antes de servi-lo.
2 – Vieux Carré
Ingredientes
30 ml de whiskey de centeio ou Ballantine’s American Barrel
30 ml de Cognac Martell VSOP
30 ml de vermute tinto
10 ml de licor Bénédictine
1 dash de Peychaud’s Bitters
2 dash de Angostura Bitters
Casca de laranja para decorar
Gelo
Modo de preparo
Encha um mixing glass com gelo, coloque as doses de whiskey, conhaque, vermute tinto, licor e bitters. Mexa bem para misturar e diluir os ingredientes. Em seguida, coe o líquido para um copo baixo com gelo. Finalize com uma casca de laranja torcida no topo.
Agora que você já sabe como se faz conhaque e como apreciá-lo, que tal conferir outras curiosidades sobre o mundo da coquetelaria? Aqui no blog do Bar Aberto você descobre qual é a origem do brinde, história do gin e muito mais!
Beba com moderação. Não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).