Veja aqui uma seleção com carros surpreendentes, raros e 100% brasileiros
1 – Brasinca 4200 GT (Brasinca Uirapuru)
O primeiro carro de nossa lista é o Brasinca 4200 GT. O modelo, que também pode ser conhecido com Uirapuru, lançado no ano de 1964 e teve 73 unidades produzidas. Ou seja, bastante raro. Este modelo conseguia alinhar um visual magnífico e uma motorização potente.
Primeiramente, falando de seu design, este carro trazia linhas modernas no lado externo e no lado interno. Por dentro, ainda é possível encontrar detalhes sofisticados. Mas o grande destaque do carro é o seu motor.
Este modelo vinha de fábrica com um motor 4.3 de seis cilindros, que podia render 155 cv de potência e 32,7 kgfm de torque. Este carro já foi equipado com uma transmissão manual de três velocidades e um outro manual de quatro velocidades.
2 – Willys Interlagos
Os faróis dianteiros redondos se destacavam. Alguns detalhes ajudavam a aerodinâmica. Mas o grande destaque deste carro era a motorização.
Ele estava equipado com um motor 1.0 de quatro cilindros. O motor podia produzir uma potência máxima de 70 cv. Dados mostram que o carro podia acelerar de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos. A velocidade máxima podia chegar a 160 km/h.
3 – Puma GT 1500
A Puma Automóveis foi uma das marcas nacionais mais conhecidas do Brasil. A empresa fez bastante barulho nos anos 60, 70 e 80. Um dos principais carros da marca é o Puma GT 1500. Este, que foi lançado em meados dos anos 60, usava chassis do popular VW Karmann-Ghia. Visualmente, o carro vinha com design de carro de corrida.
4 – Aurora 122C
Um dos superesportivos mais desejados e queridos pelos gearheads de todo o mundo é a Ferrari F40. O modelo, produzido entre 1987 e 1992, marcou uma geração de fãs por automóveis. Além disso, o carro pode ter servido de inspiração para a construção do Aurora 122C. Estima que o número de unidades produzidas e unidades ainda existentes seja baixo.
Ou seja, um dos carros mais raros desta lista com Carros surpreendentes, raros e 100% brasileiros. O carro se destacava pelo visual ousado e linhas exclusivas. Já o motor deste esportivo era o 2.0 utilizado pelo Chevrolet Monza. No esportivo, o propulsor passou por mudanças (ganhou turbo, por exemplo) para atingir 214 cv de potência e 34 kgfm de torque.
5 – Lobini H1
O interior também tinha um visual esportivo. O Lobini H1 vinha equipado com um motor 1.8 turbo 20V, que pode render uma potência máxima de 180 cv e um torque máximo de 24 kgfm.
Este motor está acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades. Dados mostram que o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em seis segundos. Já a velocidade máxima era de 230 km/h.