sábado, 18 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
27.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

6 países com bandeiras muito parecidas

bandeira nacional é um dos símbolos mais importantes de um país. Porém, enquanto algumas são únicas e inconfundíveis — a do Brasil é um bom exemplo disso —, outras são praticamente idênticas. E não apenas por possuírem elementos iguais ou parecidos.

Conheça abaixo seis casos de países que têm bandeiras muito parecidas.

 

1. Chade e Romênia

(Fonte: Wikimedia Commons)

O principal caso de bandeiras quase idênticas acontece com a do Chade e da Romênia. Ambas possuem faixas verticais nas cores azul, amarelo e vermelho. A única diferença está na tonalidade: a da imagem inferior, do Chade, é um pouco mais escura. Porém, isso é tão discreto que torna praticamente impossível distinguí-las apenas olhando – a não ser que estejam lado a lado, como no exemplo acima.

O mais interessante é que elas possuem origens completamente distintas. A bandeira romena data de 1861, baseada nas listras horizontais de versões anteriores. A do Chade é de 1959, depois que o país alcançou a independência da França.

2. Senegal, Camarões, Mali e Guiné

(Fonte: Wikimedia Commons)

As cores verde, vermelho e amarelo estão presente em várias bandeiras de países africanos. Senegal, Mali, Camarões e Guiné – respectivamente, na imagem acima – são o melhor exemplo disso. Nos quatro casos, as bandeiras são formadas por faixas verticais nestas três cores. E como diferenciá-las?

Senegal possui uma estrela verde no centro e Camarões uma estrela amarela (as faixas amarela e vermelha são trocadas também). Já Mali e Guiné possuem apenas as três faixas em ordens distintas. A bandeira do Mali é verde, amarela e vermelha e a de Guiné é ao contrário. 

3. Indonésia, Mônaco e Polônia

(Fonte: Wikimedia Commons)

Outras três bandeiras que podem ser confundidas facilmente são as de Mônaco, Indonésia e Polônia. Elas são formadas apenas por faixas branca e vermelha e, a exemplo da Indonésia e Mônaco, elas aparecem na mesma ordem. Nesse caso, a da Indonésia é um pouco mais fácil de identificar por ser mais longa.

E como sempre é possível complicar, as bandeiras da Áustria e da Letônia não são tão diferentes assim, porém elas possuem uma segunda faixa vermelha e podem ser diferenciadas pela tonalidade.

4. Nova Zelândia e Austrália

(Fonte: Wikimedia Commons)

Para os australianos e neozelandeses, não deve fazer muito sentido achar as bandeiras quase idênticas. Para o resto do mundo, no entanto, a situação é bem diferente. Ambas são baseadas no British Blue Ensign, que é o fundo branco com a bandeira do Reino Unido no canto superior esquerdo. As duas também possuem uma versão estilizada da constelação do Cruzeiro do Sul, que é como elas podem ser diferenciadas.

A bandeira da Austrália possui as cinco estrelas brancas com sete pontas. Já na da Nova Zelândia são apenas quatro, vermelhas e com cinco pontas brancas. A bandeira da Austrália também possui uma sexta estrela maior em referência à commonwealth.

5. Venezuela, Equador e Colômbia

(Fonte: Wikimedia Commons)

Aqui na América do Sul também existe três países com bandeiras parecidas. As listras horizontais amarela, azul e vermelha foram o padrão adotado pela Gran Colômbia em 1822. Quando o país foi dissolvido em 1830, dando origem à Colômbia, Equador e Venezuela, as cores foram mantidas.

As bandeiras da Colômbia e do Equador mantêm a faixa amarela maior, podendo ser diferenciadas pelo brasão presente apenas na equatoriana. Já a bandeira da Venezuela tem faixas de igual tamanho e possui um arco de estrelas no centro.

6. Eslovênia, Rússia e Eslováquia

(Fonte: Wikimedia Commons)

Não muito diferente do caso sul-americano, mas aqui são as bandeiras da Rússia, da Eslovênia e da Eslováquia. A russa data do final do século XVII e foi inspirada no modelo holandês, com as faixas horizontais nas cores branca, azul e vermelha — a bandeira da Holanda também inspirou a francesa, que tem listras verticais.

Nos casos da Eslováquia e da Eslovênia, elas se diferem por serem mais longas que a bandeira russa e incorporarem o brasão das armas de seus respectivos países no design da bandeira — a da Eslováquia tem o brasão maior também.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

5 benefícios do chá de canela para a saúde

A canela, um ingrediente presente na culinária há séculos,...

Jogos hoje (18/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Em vídeo, cantor Zezé Di Camargo enaltece segurança e policiais de MT

Em vídeo, o cantor Zezé Di Camargo prestou breve...
Feito com muito 💜 por go7.com.br