Mesmo as árvores comuns são bastante surpreendentes, mas algumas árvores são simplesmente espetaculares, seja pelo seu tamanho, idade ou forma, ou pelas propriedades misteriosas que parecem possuir.Existem provavelmente centenas de árvores majestosas e magníficas no mundo – destas, algumas são particularmente especiais. Aqui apresentamos algumas das árvores mais incríveis, mais magníficas, mais exóticas e maravilhosas de todo o mundo.
Uma árvore é um organismo vivo maravilhoso que dá abrigo, alimento, calor e proteção a todos os seres vivos. Dá até sombra àqueles que empunham um machado para derrubá-lo – Buda.
1. Eucalipto Deglupta

Eucalyptus deglupta é uma árvore alta, comumente conhecida como eucalipto arco-íris, goma Mindanao ou goma arco-íris. É a única espécie de eucalipto encontrada naturalmente no Hemisfério Norte. A sua distribuição natural abrange a Nova Grã-Bretanha, Nova Guiné, Ceram, Sulawesi e Mindanao.
A casca multicolorida única é a característica mais distintiva da árvore. Manchas da casca externa são eliminadas anualmente em épocas diferentes, mostrando uma casca interna verde brilhante. Isso então escurece e amadurece para dar tons de azul, roxo, laranja e marrom.
Atualmente esta árvore é cultivada amplamente em todo o mundo em plantações de árvores, principalmente para a produção de madeira para celulose utilizada na fabricação de papel. É a espécie dominante usada em plantações de madeira para celulose nas Filipinas.
2. Árvore de fio de seda

3. O Presidente, a terceira maior sequóia gigante do mundo, Califórnia

A árvore do presidente localizada no Parque Nacional Sequoia, na Califórnia. Tem 241 pés (73 m) de altura e uma circunferência do solo de 93 pés (28 m). É a terceira maior sequóia gigante do mundo.
4. Árvore Matusalém

Matusalém é uma árvore de pinheiro Bristlecone da Grande Bacia (Pinus longaeva) que cresce no alto das Montanhas Brancas do condado de Inyo, no leste da Califórnia. Sua idade de cerca de 4.844-4.845 anos o torna o organismo não clonal vivo mais antigo conhecido do mundo. A antiga árvore tem o nome de Matusalém, uma figura bíblica que tem a maior expectativa de vida mencionada na Bíblia, 969 anos.
5. Árvores de algodão de seda de Ta Prohm

Ta Prohm é um templo do século XII na província de Seam Reap , no Camboja. As árvores que crescem nas ruínas de Ta Prohm, um templo cambojano , são fascinantes. Existem duas espécies principais que predominam em Ta Prohm. Alguns especialistas afirmam que a árvore maior (ver foto) é uma árvore de algodão-seda (Ceiba pentandra), outros pensam que é um Thitpok (Tetrameles nudiflora). A menor parece ser uma figueira estranguladora. As raízes gigantes das árvores atraem milhares de visitantes todos os anos.
6. Árvores Sangue de Dragão

Nativa do arquipélago de Socotra, parte do Iêmen, localizado no Mar da Arábia, a árvore sangue de dragão ganhou seu nome temível devido à sua seiva vermelho-carmesim, que é usada como corante e como verniz de violino. É assim chamado devido à seiva vermelha que as árvores produzem.

Existem oito espécies de Adansonia no mundo. O nome típico deles é baobá. Quando estiver em Madagascar, você poderá encontrar baobás de diferentes formatos e tamanhos em um só lugar. Você pode encontrar a árvore do bule em Ifaty, especialmente no sudoeste de Madagascar. A árvore é estimada em cerca de 1000 anos. O Baobá pode armazenar mais de 31.000 galões americanos de água (120.000 litros) para suportar as severas condições de seca.
8. Elia Bouybon, Oliveira de Vouves

A Oliveira de Vouves é uma oliveira da aldeia de Ano Vouves, em Creta, na Grécia. É uma das sete oliveiras do Mediterrâneo que se acredita ter pelo menos 3.000 a 4.000 anos de idade. Embora a sua idade exacta não possa ser verificada, a Oliveira de Vouves poderá ser a mais antiga entre elas, estimada em mais de 3500 anos, a Oliveira de Vouves tem 15 pés de espessura na base. Ainda produz azeitonas, que são muito valorizadas. A milenar oliveira é visitada por cerca de 20.000 pessoas todos os anos. Está localizado na aldeia de Ano Vouves, Creta.
9. Anjo Carvalho

O Angel Oak Tree é um carvalho vivo do sul localizado em Angel Oak Park, na Ilha Johns, perto de Charleston, Carolina do Sul. O Angel Oak Tree tem entre 300 e 400 anos de idade, tem 66,5 pés (20 m) de altura, mede 25,5 pés (7,7 m) de circunferência e produz sombra que cobre 17.000 pés quadrados (1.579 m2). O membro maior tem 89 pés de comprimento e 11,5 pés de circunferência. Esta magnífica árvore é considerada um dos organismos vivos mais antigos a leste do rio Mississippi.
10. Árvore da Vida

A mística da Árvore da Vida não é o seu tamanho, idade ou forma – embora seja realmente grande e bela. O que torna esta árvore de 400 anos tão incrível é o fato de ela estar sozinha em um deserto árido no ponto mais alto do Bahrein, em uma área completamente livre de água. Onde nada mais crescerá, esta árvore parece irradiar vida. Os habitantes locais acreditam que ele fica no local real do Jardim do Éden, e as pessoas acorrem a ele em massa.
A árvore é uma atração turística local, pois é a única grande árvore que cresce na região. A árvore é visitada por aproximadamente 50.000 turistas todos os anos e muitas vezes é danificada por grafites. Acredita-se também que seja local de cultos que praticam ritos antigos.
11. A Árvore de Tule

Árbol del Tule (A Árvore de Tule) é uma árvore localizada no terreno da igreja no centro da cidade de Santa María del Tule, no estado mexicano de Oaxaca, aproximadamente 9 km a leste da cidade de Oaxaca, na estrada para Mitla. É um cipreste Montezuma (Taxodium mucronatum), ou ahuehuete (que significa “velho da água” em Nahuatl). Tem o tronco mais robusto de qualquer árvore do mundo. Em 2001, foi incluído na lista provisória de Patrimônio Mundial da UNESCO. Esta ainda é um pouco maior do que a próxima árvore mais robusta conhecida, uma Sequóia Gigante com 8,98 m (29,5 pés) de diâmetro. A idade é desconhecida, com estimativas variando entre 1.200 e 3.000 anos, e até mesmo uma afirmação de 6.000 anos.
12. Árvores varridas pelo vento na Nova Zelândia

Estas árvores em Slope Point, no extremo sul da Nova Zelândia, crescem em ângulo porque são constantemente atingidas por ventos antárticos extremos. Saiba mais aqui .
13. Árvores de circo de Axel Erlandson

Axel Erlandson foi um ‘arborescultor’ americano que plantou árvores em padrões específicos e as podou, dobrou e enxertou em formas não vistas na natureza. Ele abriu uma atração de horticultura em 1947 perto de Santa Cruz, Califórnia, chamada “The Tree Circus”, e pessoas de todo o país se reuniram para ver suas criações incomuns e marcantes. Depois que o terreno mudou de mãos várias vezes, 24 árvores de Erlandson acabaram no parque de diversões Gilroy Gardens. As 5 retratadas são a “Árvore Cesta”, a “Árvore da Cabine Telefônica”, a “Árvore de Duas Pernas” e duas com nomes desconhecidos.
14. Desodar

Deodar derivou do termo sânscrito devadaru, que significa “madeira dos deuses”. Esta árvore também é a árvore nacional do país Paquistão.
Cedrus deodara ou Deodar é uma espécie de cedro nativo do oeste do Himalaia no leste do Afeganistão, norte do Paquistão, Caxemira ( Vale Neelum ), norte da Índia (Himachal Pradesh e Uttarakhand), sudoeste do Tibete e oeste do Nepal, ocorrendo a 1.500–3.200 m (4.921 –10.499 pés) de altitude. É uma grande árvore conífera perene que atinge 40–60 m (131–197 pés) de altura e um tronco de até 3 m (10 pés) de diâmetro. Possui copa cônica com ramos nivelados e raminhos caídos.
15. Floresta Torta de Gryfino

Um bosque de pinheiros de formato estranho pode ser encontrado em Nowe Csarnowo, na Polônia. Mais de 400 pinheiros foram plantados aqui em 1930. Acredita-se que foram utilizadas ferramentas e técnicas especiais para que as árvores recebessem esse formato. Existe a opinião de que o objetivo do plantio das árvores dessa forma era para a confecção de móveis de madeira curvada ou nervuras para cascos de barcos. Quaisquer que tenham sido os motivos para tal plantio, eles não duraram muito. Durante a 2ª Guerra Mundial o plantio foi interrompido. Agora o que resta é um bosque fantástico com árvores misteriosas ao redor.