Na hora de escolher o nome dos carros, as fabricantes sempre pensam em algo impactante e que fixe na mente das pessoas. Só que, muitas vezes, o batismo escolhido não é exatamente aquele que pega. Por isso, algumas versões específicas se tornam o nome pelo qual o carro é conhecido ou até mesmo um apelido.
Eu duvido que você encontre alguém no planeta Terra que chama esse carro de Mini Hatch – fora os que trabalharam na Mini ou na BMW, enquanto a marca insistia nisso. Mas esse era o nome oficial do modelo, que só foi oficializado como Mini Cooper agora na reestilização.
Volkswagen Zé do Caixão
Oficialmente, o nome do modelo é Volkswagen 1.600 (e na época ainda se pronunciava “miliseiscentos” não “mil e seiscentos”), mas todos o conhecem como Zé do Caixão. O apelido pego tão forte que até a própria Volkswagen o chama assim hoje em dia quando se refere ao modelo histórico.
Land Rover Range Rover Vogue
Diferentemente de alguns casos onde o nome é encurtado ou adotada uma nomenclatura para simplificar a situação, os brasileiros decidiram adicionar um ponto a mais para o Range Rover. O modelo mais caro e sofisticado da Land Rover se chama simplesmente Range Rover, mas a maioria se refere a ele como Range Rover Vogue.
Mazda Miata
Oficialmente o nome do esportivo japonês no mundo inteiro é Mazda MX-5. Nos EUA ele ainda é chamado de MX-5 Miata. Mas como todos se referem a ele? Somente como Mazda Miata. Inclusive há um acrônimo em inglês com o nome do modelo que diz, com cada letra de seu nome, Miata Is Always The Answer (Miata é sempre a resposta, em português).
Volkswagen Fusca
Diferentemente do Zé do Caixão que nunca virou nome oficial, Fusca se tornou o batismo do besouro depois de muita insistência do brasileiro. Chamado oficialmente de Type 1 ou Sedan, o modelo mais icônico da Volkswagen se tornou Fusca por aqui pois muita gente não conseguia falar o nome da marca alemã corretamente.