Todo mundo quer ficar rico, não é mesmo? E é claro que a maior parte das pessoas vai permanecer apenas no sonho. Para você ter uma ideia, o Brasil tem cerca de 413 mil milionários, o que corresponde a 0,2% da população do país.
Mas nem tudo está perdido. Há inúmeras histórias de pessoas que enriqueceram das formas mais improváveis – como, por exemplo, inventando um negócio não convencional que acabou dando certo. E aqui trazemos a prova disso.
1. A pulseira “bate enrola”
Nos anos 1980, um brinquedo de criança foi uma verdadeira febre: a chamada pulseira “bate enrola”, que enrola no braço quando alguém a bate com força no pulso. A ideia veio da mente criativa de um professor chamado Stuart Anders, de Wisconsin.
Anders pegou uma fita métrica autoenrolável e ficou curioso quando ela se prendeu automaticamente em seu pulso. Ele então pensou que se tornaria uma pulseira legal se fosse coberta de tecido. Desenvolveu um protótipo e acabou cruzando com um agente de designers de brinquedos, que sacou na hora que o produto seria um sucesso.
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- Em seguida, o agente achou um interessado em produzir os Slap Wraps e deu os
royalties
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- a Anders, que logo enriqueceu. Quando as pulseiras chegaram ao mercado, tornaram-se um
hit
- entre as crianças – tanto que elas seguem brincando com elas até hoje.
2. O peixe cantante
Há cerca de 25 anos, era bem comum que você chegasse em um estabelecimento e visse um peixe de plástico pendurado na parede. E o mais bizarro: ele movia a cabeça e começava a cantar!
Uma curiosidade: o protótipo inicial era de um peixe parado, mas os clientes não gostaram. Quando os empresários mudaram e fizeram o peixe mexer a cabeça e o rabo, deu super certo. Aparentemente, o Big Mouth Billy Bass rendeu mais de US$ 100 milhões em receita para a empresa.
3. Embalagem de catchup virada para baixo
Quando a gente usa catchup, é comum que a parte final do produto exija um esforço para ser retirado do frasco, não é mesmo? Mas esse problema começou a ser resolvido em 1991, quando um dono de uma empresa de moldagem de precisão teve a ideia de inventar uma tampa de garrafa de plástico que cuja tampa ficasse para baixo.
4. Limpeza de cena de crime
Quando há um assassinato, começa uma verdadeira tragédia que envolve várias camadas da sociedade. E uma dessas camadas tem a ver com quem vai limpar a cena do crime.
Laura Spaulding viu nisso uma oportunidade. Ela é uma ex-policial com conhecimento de como as cenas de crime funcionam, o que significa que ela sabia bem que as famílias geralmente tinham que limpar o local após o homicídio ou suicídio de um ente querido.
Quando teve essa sacada, ela começou um negócio com um serviço de descontaminação e que se encarregava de limpar cenas de crime por conta própria. Isso foi em 2005, e a empresa se chamava Spaulding Decon. Em pouquíssimo tempo, Laura expandiu o seu serviço, que passou a oferecer também a limpeza de laboratórios de metanfetamina e da casa de acumuladores. Deu tão certo que virou uma mega franquia.
- Uma ideia simples foi o maior sucesso entre as crianças. (Fonte: Amazon / Reprodução)
- Você pode achar o peixe cantante chato, mas ele deu muito dinheiro ao seu criador. (Fonte: Amazon / Reprodução)
- Depois de 1991, ninguém mais precisou sofrer para tirar catchup do frasco. (Fonte: Heinz / Reprodução)
- Na morte de uns, há uma oportunidade para outros. (Fonte: GettyImages / Reprodução)