segunda-feira, 24 junho 2024
- Publicidade -
26.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

30 nomes dos tempos dos nossos avós que ninguém registra mais

Apesar de não ser algo percebido por todos, os nomes acabam sofrendo influências das nossas gerações, sendo modificados com o tempo

Os nomes das pessoas trazem consigo muitas questões curiosas, isso porque, muitas vezes, os nomes acabam se modificando com o tempo. Existem muitos motivos para isso, desde questões culturais, sociais e até mesmo econômicas.

Por exemplo, o nome Enzo é relativamente um nome conhecido pela nova geração, vamos ser sinceros, quantos idosos você conhece com o nome Enzo? Pois é, possivelmente nenhum, e isso mostra como os nomes acabam evoluindo e se modificando conforme a sociedade atual.

Contudo, não podemos deixar de falar que existem nomes que praticamente são atemporais, a exemplo disso, temos o nome Maria, tão popular hoje em dia quanto no passado. Segundo dados do IBGE, existiam quase 2,5 milhões de Marias no Brasil em 1960, nome que, ainda hoje, continua tão popular quanto nos anos 60.

Porém, da mesma forma que existem nomes atemporais, existem outros que, acabam sendo esquecidos, perdendo a popularidade de deixando de ser registrado nas novas gerações. E esse fato é observado em poucos anos de diferença, por exemplo, muitos nomes dos nossos avós pararam ali, e não são mais registrados.

Quer um exemplo de nome comum entre nossos avós e que não são mais registrados? Eurípedes é um deles. Você consegue imaginar uma criança hoje em dia se chamando Eurípedes? É bem difícil né? Tirando casos raríssimos de familiares querendo homenagear pessoas antigas, não veremos mais esse nome daqui para frente.

Para te mostrar como o tempo e incrível e como a sociedade atual, questões culturais e sociais influenciam nos nomes, a seguir, vamos te apresentar 30 nomes extremamente comuns entre muitos dos nossos avós, mas que, infelizmente, se perderão com eles e possivelmente não haverá mais novos registros.

Nomes populares entre nossos avós

Vamos relembrar alguns dos nomes mais comuns que ainda vemos em pessoas antigas, da época dos nossos avós, mas que, muito provavelmente se perderão com o tempo e não haverá novos registros, ao menos não na sociedade atual, devido as influenciais e tendências dessa geração:

  1. Agenor
  2. Aida
  3. Altair
  4. Ataíde
  5. Celestina
  6. Celestino
  7. Clotilde
  8. Delfina
  9. Dolores
  10. Edelvira
  11. Euclides
  12. Euripedes
  13. Everaldo
  14. Filomena
  15. Firmino
  16. Geraldo
  17. Gervásio
  18. Gilda
  19. Gumercindo
  20. Jovelino
  21. Leontina
  22. Odalísia
  23. Ondina
  24. Oristela
  25. Teobaldo
  26. Valdomiro
  27. Valfredo
  28. Zélio
  29. Zilda
  30. Zuleide

Influência de nomes entre gerações

Existem várias questões que impactam para a mudança nas tendências de nomes, como, a exemplo dos nomes que apresentamos anteriormente, que são nomes que, muito provavelmente pararam ali, na geração dos nossos nomes. Existem muitos motivos para isso, como:

Influência da mídia e celebridades: Personagens de filmes, séries, livros ou celebridades muitas vezes inspiram pais a escolherem determinados nomes para seus filhos. Por exemplo, a popularidade de um nome pode disparar após ser usado para um personagem amado em uma série de TV popular.

Tendências culturais e sociais: Movimentos culturais, literários, artísticos ou até políticos podem influenciar a popularidade de certos nomes. Além disso, nomes podem se tornar populares como parte de uma tendência mais ampla de retorno ao tradicional ou, inversamente, em busca de originalidade e unicidade.

Globalização: A facilidade de acesso a culturas estrangeiras por meio da internet e das viagens tem expandido o conjunto de nomes considerados pelos pais. Nomes que antes eram considerados exclusivos de uma cultura podem se tornar populares em outras regiões.

Legislação: Em alguns países, mudanças na legislação que regulamenta a escolha de nomes podem abrir novas possibilidades, influenciando a popularidade de certos nomes. Por exemplo, a legalização de nomes anteriormente proibidos ou a flexibilização das regras para registro de nomes.

Significado e sonoridade: O significado de um nome, assim como sua sonoridade, pode influenciar sua popularidade. Nomes que transmitem qualidades positivas ou que soam agradáveis podem se tornar mais populares.

Mudanças demográficas: Mudanças na composição demográfica de uma sociedade, seja por imigração, taxas de natalidade ou casamentos interculturais, também podem influenciar as tendências de nomes.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Esmagamento de soja em Mato Grosso cresce 20,24% em maio

Mato Grosso apresentou um novo recorde quanto ao esmagamento...

Número de feminicídios sobe no Estado; relembre casos

Mato Grosso é destaque nacional no ranking de ataque...
Feito com muito 💜 por go7.com.br