domingo, 21 abril 2024
- Publicidade -
Dengue
25.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

23 de Fevereiro Comemora-se o dia internacional do Rotary

Dar de Si Antes de Pensar em Si e Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve

O Rotary International é a associação de Rotary Clubs do Mundo Inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, por intermédio da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

No Brasil o dia 23 de fevereiro e reconhecido por força da lei Federal, de número 6.843, do dia 03 (três) de novembro de 1980, também marca os 117 anos da Fundação do Rotary Internacional, quando o Advogado Paul Harris reuniu três colegas para fundar o primeiro Rotary Club, em Chicargo, no Estados Unidos, em 1905, com intuito de fazer a diferença na sociedade.

O Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, não é secreto, nem filantrópico ou social. Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

  • 1) O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
  • 2) O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
  • 3) A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
  • 4) A aproximação dos profissionais. de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Os dois lemas principais do Rotary

Os lemas oficiais do Rotary, Dar de Si Antes de Pensar em Si e Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve, datam dos primórdios da organização.

Em 1911, na segunda Convenção da Associação Nacional de Rotary Clubs da América em Portland, Oregon, o Lema Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve foi oficializado. Ele foi criado a partir do discurso feito pelo rotariano Arthur Frederick Sheldon durante a primeira Convenção do Rotary, que aconteceu em Chicago no ano anterior. Sheldon afirmou que “apenas a ciência da conduta correta em relação aos outros vale a pena. Os negócios fazem parte da ciência dos serviços humanos. Mais se beneficia aquele que serve ao seu companheiro da melhor maneira possível”.

A Convenção de Portland também inspirou a criação do lema Dar de Si Antes de Pensar em Si. Durante um passeio pelo Rio Columbia, Ben Collins, presidente do Rotary Club de Minneapolis, EUA, numa conversa com o rotariano J.E. Pinkham sobre o modo mais apropriado de se organizar um Rotary Club, compartilhou o princípio que seu clube havia adotado: servir além de si mesmo. Pinkham chamou Paul Harris, que também estava no passeio de barco, para fazer parte da conversa. Paul acabou pedindo a Ben que fizesse um discurso na Convenção, onde a frase “servir além de si mesmo” foi recebida com muito entusiasmo.

Na Convenção de 1950 em Detroit, versões pouco modificadas dos dois slogans foram oficialmente aprovadas como lemas oficiais do Rotary: Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve e Dar de Si Antes de Pensar em Si. O Conselho de Legislação (COL) de 1989 estabeleceu o lema Dar de Si Antes de Pensar em Si como a máxima do Rotary, porque transmite bem a filosofia da organização. Nos COLs de 2004 e 2010, algumas alterações foram feitas à versão em inglês do lema, o que não teve impacto na sua versão em português.

As raízes da iniciativa de erradicação da pólio do Rotary

Em 29 de setembro de 1979, voluntários deram as gotas da vacina oral antipólio a crianças em um posto de saúde em Guadalupe Viejo. O evento aconteceu na região metropolitana de Manila e contou com a participação de rotarianos e representantes do Ministério da Saúde das Filipinas.

Quando James Bomar Jr., então presidente do RI, pingou as primeiras gotas da vacina na boca de uma criança, ele lançou a iniciativa de vacinação contra a poliomielite nas Filipinas. Foi assim que começou o primeiro projeto financiado com Subsídio 3-H.

Bomar e o ministro da saúde das Filipinas, Enrique Garci, haviam assinado anteriormente um acordo por meio do qual o Rotary International e o governo filipino se comprometeram a vacinar cerca de 6 milhões de crianças contra a pólio. A iniciativa se estenderia por vários anos e custaria cerca de US$760 mil.

Em uma entrevista dada em 1993, Bomar lembrou que, durante a viagem, o irmão de uma das crianças que ele havia vacinado puxou a perna da sua calça para chamar sua atenção e disse: “Muito obrigado, Rotary”.

O sucesso do projeto levou o Rotary a tornar a erradicação da pólio uma prioridade. O Rotary lançou a campanha Pólio Plus em 1985 e foi membro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio em 1988. Graças à dedicação e trabalho do Rotary e dos nossos parceiros, mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral contra a pólio.

Origem do Nome Rotary

O nome “Rotary” surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado. O Rotary é formado pelos Rotary Clubs, o Rotary International e a Fundação Rotária. Juntos, esses três elementos conseguem fazer a diferença em comunidades do mundo inteiro.

“Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar.”

Paul Harris
Fundador do Rotary

 

 

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Custo para produzir milho em Mato Grosso atinge cerca de R$ 3,3 mil por hectare

Conteúdo/ODOC – O custo da produção do milho alta tecnologia...

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

O vídeo de uma mulher tentando sacar um empréstimo...

WhatsApp GB: navegando pelos prós e contras

O WhatsApp GB tornou-se popular por oferecer mais recursos...
Feito com muito 💜 por go7.com.br