quinta-feira, 18 abril 2024
- Publicidade -
26.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

10 coisas que toda casa tinha nos anos 90

Itens que eram indispensáveis nos anos 90!

Os anos 90 são até hoje lembrados com muito carinho, principalmente por quem viveu a infância e adolescência durante esse período. Com isso, o sentimento de nostalgia está sempre presente, seja com produções da época, brinquedos e até mesmo objetos que era possível encontrar em todas as casas.

Nesta lista reunimos 10 coisas que toda casa tinha nos anos 90!

Imagem de capa do item

Nos anos 90 a internet era algo novo e somente uma parcela seleta de pessoas tinham acesso a ela. Sem essa grande funcionalidade, fazer os trabalhos de escola se tornava uma tarefa mais difícil, por isso toda casa tinha uma coleção de enciclopédia.

Os livros traziam temas como ciência, geografia e diversos outros temas para que as crianças pudessem pesquisar com certa facilidade o que era necessário para concluir a atividade escolar. Também era comum a presença de dicionários, sempre importantes quando se tinha dúvida se certa palavra estava correta.

Imagem de capa do item

Assim como a pesquisa escolar, a internet mudou muito como usufruímos do lazer, e assistir filmes nos anos 90 eram bem diferentes. Toda casa tinha um Video Cassete, importante para poder assistir os filmes alugados na locadora durante o final de semana.

Além disso, o item tinha outra utilidade, já que era possível gravar programas de TV com ele. Vai precisar sair e perder o último capítulo da novela? Não tem problema é só deixar o Video Cassete gravando e assistir quando chegar em casa.

Imagem de capa do item

Engradado de Bebidas

Antes das garrafas Pet se tornarem o padrão, era muito comum as garrafas de vidro retornáveis, que precisavam ser levadas a mercearia ou mercado para comprar uma nova unidade. Com isso, era comum que na casa tivesse um engradado repleto de garrafas em algum lugar da casa, seja o quintal ou a área de serviço.

Apesar de atualmente termos alguns refrigerantes que apresentam garrafas retornáveis, elas não são mais de vidro. E até hoje é possível encontrar alguns desses engradados no quintal de alguma casa, já repleto de mato pelos vários anos que ninguém o utiliza.

Imagem de capa do item

Galinha azul da Maggi

Durante os anos 90 existia uma grande competição entre duas marcas de caldo de galinha, a Knorr e a Maggi. E para conseguir sair na frente, a Maggi teve a grande ideia de criar um mascote, uma galinha branca com pintinhas azuis. O mascote rendeu inúmeras ações promocionais, mas o grande destaque era o brinquedo.

Era possível adquirir um pequeno brinquedo da galinha azul que botava ovos ao ser pressionada no chão. Assim como diversos outros objetos de campanhas de marketing, era comum chegar na casa de algum familiar ou amigo e encontrar a galinha na mesa ou entre os brinquedos da criançada.

Imagem de capa do item

Filtro de Barro

Um dos itens indispensáveis em uma casa nos anos 90 era o filtro de barro. Este é um objeto simples, no qual basta colocar a água e depois de algumas horas o líquido estava pronto para ser consumido, sem nenhuma impureza.

Com o passar dos anos, muitas casas foram substituindo por outros tipos de filtros, que até mesmo já deixam a água gelada. Apesar disso, muitas casas ainda apresentam o filtro de barro e algumas pessoas até defendem que o gosto do líquido é melhor.

Imagem de capa do item

Capinha de crochê

Enfeites sempre estiveram presentes em abundância na casa dos brasileiros e o crochê estava sempre junto. Qualquer lugar da casa era ideal para uma capinha de crochê, seja o liquidificador, ou até mesmo o computador para que ele não pegasse poeira.

É difícil entender porque a capinha de crochê era tão presente nos anos 90 e estava presente em qualquer parte da casa. Mas, com o passar dos anos, ela acabou desaparecendo, assim como outros artefatos dos anos 90.

Imagem de capa do item

Mesinha para a lista telefônica e telefone

Sem a praticidade do celular ou até mesmo de um telefone sem fio, o objeto feito para entrar em contato com outras pessoas tinha um espaço dedicado a ele na casa. E ele não estava sozinho, já que na maior parte do tempo era acompanhado de uma lista telefônica para que a pessoa consiga encontrar para quem ligar.

Com a chegada dos telefones sem fio, popularização da internet e dos celulares esse item acaba ficando cada vez mais esquecido. Agora basta utilizar o google para encontrar o número da loja, ou até mesmo conversar com ela sem a necessidade de uma ligação.

Imagem de capa do item

Enceradeira

Com o piso de taco, ou qualquer coisa de madeira era muito comum nos anos 90, a enceradeira era algo de extrema importância para uma limpeza completa da casa. Com um pouco de cera o objeto deixava o chão reluzente.

Além disso, a enceradeira atraia a atenção das crianças que adoravam ficar girando o objeto enquanto ninguém estava usando ou até alguém reclamar. Atualmente é difícil encontrar uma enceradeira por aí, mas algumas casas ainda mantêm o objeto.

Imagem de capa do item

Copo com figurinhas de desenhos

Usar um copo de requeijão ou massa de tomate depois que seu conteúdo acaba é algo feito até os dias de hoje, caso se encontre alguns desses itens de vidro. Mas durante os anos 90 eles tinham um detalhe um pouco mais especial.

Muitas vezes esses itens traziam algum tema de desenho animado, um dos mais comuns era sobre Looney Tunes, ou então de Mickey e seus amigos. Toda casa tinha pelo menos um copo com o Pernalonga ou o Patolino estampado e é bem possível que eles ainda existam em algum lugar da casa.

Imagem de capa do item

Ímã de geladeira

Assim como as capinhas de crochê, as geladeiras também não ficavam de fora de receber alguns enfeites. Mas para elas o mais comum eram ímãs de inúmeros tipos diferentes. Alguns eram de fato bonitinhos, sendo frutas ou até mesmo algum personagem, dando um estilo próprio, mas outros continham número de alguma loja, seja uma pizzaria ou uma empresa de entrega de gás.

Assim como vários outros itens desta lista, a parte útil dos ímãs acabou sendo deixadas de lado, já que agora é muito fácil ter acesso a esses números pesquisando pela internet. Mas na casa de algum parente mais velho é possível encontrar esses ímãs ainda intactos na geladeira.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Apostas online só poderão ser pagas por PIX, transferência ou débito

Regulamentação do Ministério da Fazenda publicada nesta quinta-feira (18),...
Feito com muito 💜 por go7.com.br