sábado, 13 abril 2024
- Publicidade -
Dengue
25.7 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Uma vida adequada

Dominar os nossos pontos fracos nos fortalece e nos nutre para aprimorar o nosso autocontrole.

Todos nós desejamos ter uma vida plena e muito feliz. Todos nós temos a intenção de buscar situações, atividades e coisas que nos fazem bem. Creio que ninguém é um masoquista que luta para fazer mal a si mesmo, contudo, nem sempre é o que ocorre, devido à predominância da emoção sobre a razão.

O politicamente correto para se ter uma vida bem-sucedida é praticar atividades físicas; comer frutas e verduras, evitar a comilança de gorduras e açúcar; manter-se tranquilo no trabalho; ter bons relacionamentos; ter fé; buscar equilíbrio em todas as áreas da vida; ocupar a mente com pensamentos positivos; economizar dinheiro, dentre outras boas práticas.

Infelizmente, nem sempre seguimos esses conselhos para sermos bem-sucedidos na vida, devido à interferência do aspecto emocional e, principalmente, do autocontrole. Quantas vezes fazemos promessa, planejamos, organizamos, investimos recursos e tempo para praticar uma atividade física, por exemplo, e sequer conseguimos concretizar a meta?

Por que não conseguimos fazer o que precisa ser feito? Creio que boa parte dessa culpa seja pela falta ou deficiência do autocontrole. Acabamos por ceder a benefícios presentes e passageiros, sendo que, se mantivéssemos o foco, receberíamos benefícios futuros muito maiores e melhores do que os do presente. Ao invés de ceder à tentação do consumo dos doces, acabamos não resistindo e pensando de maneira descontrolada.

Só pelo fato de nascer neste mundo, temos a tendência de permitir e aceitar as delícias da tentação. Sendo assim, a nossa grande luta é contra essas tentações, às quais devemos resistir diuturnamente.

Fazer o que é correto não é fácil, é andar contra a correnteza deste mundo. É a vontade de sentir prazer imediato contra o esforço de adiá-lo.

O exercício do autocontrole varia de uma pessoa para outra, alguns têm mais facilidade do que outros. É igual aos pontos fracos que cada ser humano possui. A dificuldade de fazer dieta para uma pessoa pode ser algo tranquilo, mas para outro indivíduo pode ser algo inalcançável. Estudar para alguns é fácil, já para outros, é um pesadelo.

Que possamos entender o nosso cenário e as nossas perspectivas para facilitar o domínio do nosso eu. Conhecer os pontos fracos, buscar o histórico de promessas não cumpridas, e saber que somos seres humanos tendentes a praticar o que é falho e errado, pode nos ajudar a querer mudar e ser um agente realizador de metas.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”“Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro”, “Sabedoria”, “Discípulos”, “Educação Financeira” e “Recordar é Viver”.

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagramclique-aqui

YouTubeclique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotifyclique_aqui

Saiba mais sobre o autorclique-aqui

 

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Ônibus escolar é destruído pelo fogo em Juara

Um ônibus escolar pegou fogo na tarde de quinta-feira...

Jesus caminha sobre o mar: «Sou eu. Não tenhais medo!»

Sábado da 2ª semana da PáscoaEvangelho Jo 6,16-21Ao anoitecer, os discípulos...
Feito com muito 💜 por go7.com.br