quinta-feira, 18 abril 2024
- Publicidade -
22.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Receita Federal alerta para golpe por e-mail

A Receita Federal fez um alerta na última quarta-feira (14) para um novo golpe aplicado por cibercriminosos. Os criminosos estão utilizando o nome da instituição pedindo para as vítimas clicarem em links encaminhados por e-mail.

Na mensagens, os suspeitos informam que foram identificadas divergências no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e pedem para que o usuário baixe um arquivo para evitar ser multado. Automaticamente, a vítima tem seus dados pessoais invadidos, seja ele celular ou computador.

Através de mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais“, alerta a Receita.

O órgão ressalta que para verificar pendências no CPF ou no IR, o usuário deve sempre acessar o portal do contribuinte (e-CAC). 

Além das informações básicas, basta colocar o Comprovante de Situação Cadastral (CPF), logo o usuário pode criar ou colocar a senha (ou conta do gov.br), para verificar informações como se caiu ou não na malha fina.

Confira as orientações divulgadas pela Receita Federal

  1. Ao receber qualquer tipo de e-mail, nunca abrir arquivos anexados, tendo em vista que, normalmente, os programas enviados podem danificar o computador ou roubar informações confidenciais existentes no aparelho celular ou computador;
  2. Cuidado com links de endereços da internet, muitas páginas, embora tenha escrito o nome da Receita Federal do Brasil, são versões falsas, muito parecidos com a oficial;
  3. Evite clicar em mensagens que contenham frases de efeito como “Clique aqui”;
  4. Ao receber e-mail, exclua imediatamente a mensagem.

Em caso de dúvida basta entrar em conta com a Receita Federal da sua localidade.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

O Impacto da Patrulha Maria da Penha na Segurança das Mulheres em Nova Olímpia

Na tarde da última terça-feira dia (16), a secretária...

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo...

MT reduz em 49% desmatamento de floresta nativa em 2023 em relação a 2022

Mato Grosso reduziu em 49% o desmatamento de floresta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br