quinta-feira, 25 julho 2024
- Publicidade -
35 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Operação Abafa Amazônia 2022 inicia ações de combate às queimadas

 
 
 
 

Começa, na manhã desta terça-feira (04), a Operação Abafa Amazônia 2022, uma iniciativa do governo do Estado, através da  Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). O lançamento da operação será realizado no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros às 9h. 

A primeira edição do ano aconteceu no norte de Mato Grosso, quando houveram fiscalizações em propriedades privadas contra o uso não autorizado do fogo para limpeza e manejo em áreas rurais durante o período proibitivo de queimadas, que compreende entre o dia 1º de julho até 31 de outubro, período em que aumenta o risco de incêndios florestais. Já em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

“O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso já fiscaliza, durante o ano todo, propriedades privadas, com apoio da Polícia Militar, em ciclos operacionais de 10 dias. Agora no final do ano a operação acontece de forma integrada com outras agências, o que nos assegura uma maior eficiência em relação às multas aplicadas contra o uso irregular do fogo”, explica a comandante do BEA, tenente-coronel Jusciery Rodrigues Marques.

A operação que é comandada pelo Corpo de Bombeiros, conta com a participação da Sema, do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Até o final de 2022, outras duas ações ainda serão realizadas. Desde o início do ano, cerca de R$ 287 milhões em multas já foram aplicadas por uso irregular do fogo desde o início de 2022, de acordo com o Corpo de Bombeiros. 

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Veja a programação de hoje das novelas

NO RANCHO FUNDO – Globo, 17h35 Blandina e Zé Beltino...

MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição no Prouni é gratuita

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota nesta quarta-feira...

Prefeitura faz concurso com salário de até R$ 15 mil. Veja os Concursos e Seletivos abertos em MT

Concursos públicos e seletivos com inscrições abertas em Mato...
Feito com muito 💜 por go7.com.br