segunda-feira, 4 março 2024
- Publicidade -
Banner Topo
22.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

MPF investiga adoção clandestina de crianças indígenas em Mato Grosso

 
 

Em portaria publicada no Diário do Ministério Público Federal desta sexta-feira (20), o procurador da república em substituição Guilherme Fernandes Ferreira Tavares instaurou inquérito civil para apurar denúncias de adoção clandestina de crianças indígenas da uma aldeia da região de Água Boa (730 km a Leste).

O caso é referente à terra indígena Pimentel Barbosa, das aldeias Pimentel Barbosa e Etenhiritipá, ambas localizadas em Água Boa.

“Resolve o Ministério Público Federal, pelo procurador da república signatário, instaurar inquérito civil, […] objetivando apurar ‘6ª ccr. Direitos Indígenas. Adoção Clandestina. Crianças indígenas da T.I. Pimentel Barbosa”, diz trecho da portaria.

Denúncias de adoção clandestina de crianças indígenas não são uma novidade em Mato Grosso. Em 2019, por exemplo, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves foi acusada por índios Kamayurá, da região do Xingú, de sequestrar uma criança da aldeia em 2005. A garota, que hoje tem mais de 20 anos, foi apresentada pela ex-ministra como sendo sua filha adotiva.

A menina foi levada por Damares para fazer um tratamento dentário fora da aldeia, juntamente com uma amiga da ministra, Márcia Suzuki, e ambas apresentavam como missionárias. A indígena nunca mais voltou. A ministra negou o sequestro.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Salários menores e ascensão são desafios de mulheres na TI

Considerada uma das áreas mais promissoras da atualidade, com...

Jovens são sequestrados e mortos por membros de facção

Jakson Francisco de Souza, 19 e Ludinei Kennedy Paixão...

Monitoramento é prejudicado por qualidade e baixo efetivo

Por meio de sinal de celular e utilizando dois...

Biocombustíveis são fundamentais para a transição energética e MT é protagonista

Biocombustíveis têm papel fundamental na transição energética para uma...
Feito com muito 💜 por go7.com.br