segunda-feira, 24 junho 2024
- Publicidade -
26.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Ministério Público de Mato Grosso vai criar mais 40 cargos; já são 66 em menos de 1 ano

Projetos de lei aprovados pela CCJ da Assembleia Legislativa autorizam duas vagas a mais para procurador e 38 para assistentes

O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) vai criar mais 40 cargos. São duas vagas para promotor de Justiça substituto e 38 para assistente. A criação foi chancelada ontem (21) pela Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa. 

Em 2023, o órgão recebeu a autorização para criar 26 vagas. Com a nova leva, a quantidade de novos cargos chega a 66, em menos de um ano. Para absorver somente os 40 novos integrantes serão gastos mais R$ 2,2 milhões com salários. 

As novas vagas serão criadas por duas leis que alteram a lei orgânica do Ministério Público. Os membros da CCJR aprovaram os pedidos por unanimidade, e agora eles serão votados em segundo turno em plenário por todos os deputados. 

O Ministério Público tem criado em média 52 novos cargos por ano desde 2019. A maioria foi aprovada durante a gestão do ex-procurador-geral de Justiça José Antônio Borges. Em apenas 3 anos, de 2019 a 2022, foram 250. O atual procurador-geral Deosdete Cruz Junior acrescentou 66 de 2023 para cá. 

A Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp) diz que de 2012 a 2023 foram criados 900, o que fez a quantidade de servidores no órgão crescer 240%. Boa parte dos cargos são comissionados e podem ser preenchidos sem a necessidade de concurso público. 

A Ansemp contesta a criação desses cargos em ação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF).

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Bullying, personalidade, religião? Que caminhos levam adolescentes a consumir álcool?

Adolescentes extrovertidos e com baixa capacidade de lidar com...

Dr. Ajuda: o que causa dor e má circulação nas pernas?

As dores nas pernas são ocorrências comuns e podem...
Feito com muito 💜 por go7.com.br