quinta-feira, 25 junho 2026
13.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
Dengue
- Publicidade -

Mato Grosso registra 3° tremor de terra em 2026

Um tremor de terra foi registrado em Jaciara, aproximadamente 500km de Campo Novo do Parecis, no último domingo (19). Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o abalo sísmico teve magnitude 2,5, considerado de baixa intensidade. Este foi o terceiro registro no estado em 2026.

Segundo análise do Centro de Sismologia da USP, integrante da RSBR, o tremor ocorreu às 21h05, horário de Brasília. O abalo teve profundidade entre 0 e 10 quilômetros, sendo classificado como raso ou superficial.

Conforme relatos de moradores de um assentamento da região foi possível sentir a vibração do solo logo após um forte estrondoAlexandre Nogueira, sismólogo do Centro de Sismologia da USP, explicou que o evento ter ocorrido durante a noite pode ter facilitado a percepção dos moradores, e que tremores dessa magnitude não tem energia suficiente para causarem danos estruturais.

” Esse tipo de evento pode ser sentido pela população local como uma leve vibração, ou até movimento de alguns objetos soltos pela casa. Ele é sentido principalmente devido ao horário que ele aconteceu, geralmente as nove horas da noite você tem um ambiente bem tranquilo que facilita a percepção das pessoas”, explicou.

As análises iniciais indicam que o abalo teve origem natural. Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil e ocorrem quase todas as semanas, embora a maioria não seja percebida pela população. Em geral, esses sismos resultam de pressões geológicas que atuam na crosta terrestre. Em alguns casos, podem ser acompanhados de estrondos, como o caso observado pelos moradores.

Ainda segundo os especialistas, não é possível prever a evolução da atividade sísmica na região, ou seja, não há como afirmar se ou quando novos tremores poderão ocorrer. Abalos dessa magnitude, no entanto, não representam risco à população, apesar do susto.

Fonte: G1MT

- Publicidade -
Machado vertical

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

TANGARÁ: Foragido por homicídio qualificado no Pará é capturado pela Polícia Civil

A Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Regional...

Nova Olímpia – Secretaria de Saúde entrega kimonos para projeto de Jiu-Jitsu

A Prefeitura Municipal de Nova Olímpia, por meio da...

Violência infantojuvenil já gerou mais de 115 mil denúncias em 2026

O Brasil tem hoje 55 milhões de brasileiros com...

Festa Junina: da origem pagã aos santos populares

A festa junina é uma das celebrações mais aguardadas...
Feito com muito 💜 por go7.com.br