O Golpe do 0800 ou do Golpe Falso Atendimento já bem velhinho e bastante conhecido, mas a cada temporadas os bandidos criam novas versões, porque, bem, ainda tem muita gente que cai na armadilha. Os métodos são os mesmos, o que muda são uma ou outra característica. E quais são os números mais utilizados nesse crime?
Ao contatar o número, o usuário fala diretamente com os golpistas, que em algum momento requisitam dados pessoais ou até mesmo algum token/código de confirmação: é nessa hora que os criminosos enganam as vítimas. O que está em jogo é a falta de atenção do usuário e o sentimento de urgência que acompanha a notificação de uma transação não autorizada com cartão de crédito. O prefixo 0800 é usado para ganhar a confiança dos alvos, pois costuma ser usado por empresas conhecidas
Ao esconder números no link (muitas vezes abreviado pela plataforma Bit.ly), os criminosos também aumentam a chance de alguém cair no golpe, pois se a URL for detectada e bloqueada por um serviço de segurança, basta criar outra, enquanto o número de telefone em si permanece escondido do meio de inspeção.
A intenção dos cibercriminosos é roubar números de cartões de crédito e tokens de autenticação para operações financeiras, normalmente usados para verificações em duas etapas).
Quais são os números com prefixo 0800 mais utilizados pelos criminosos?
O tellows é uma comunidade de busca reversa telefônica que possui uma extensa base de dados com números do mundo todo. O grupo montou uma lista com os oito números cujas avaliações remetem às práticas usadas para enganar vítimas com esse tipo de golpe.
O gráfico abaixo mostra que na lista os números 08009153002, 08009153004, 08005454054 e 08001687070 estão entre os mais acessados; e usuários detalham experiências bem parecidas com o conjunto de práticas usadas por golpistas que fazem o uso dos números 0800.
Não há “bala de prata” para impedir essas tentativas de fraude, pois os números no estilo “0800” e os códigos curtos são meios legítimos de comunicação. A melhor forma de se proteger é sempre entrar em contato com a operadora de seu cartão de crédito ou serviço bancário por meio de um telefone oficial e/ou aplicativo.