segunda-feira, 24 junho 2024
- Publicidade -
22 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Em vídeo, morador denuncia mortandade de peixes no principal rio que abastece cidade de MT

 

 

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra grande quantidade de peixes mortos no Rio Bento Gomes, que abastece a cidade de Poconé (104 km de Cuiabá).  Nas imagens é possível ver várias espécies boiando na margem do corrente.

Moradores da cidade suspeitam que a mortandade tenha relação com o despejo irregular de substâncias tóxicas de garimpos próximo ao curso do rio.

No entanto, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informou, por meio de nota, que o que é visto nas imagens são peixes que estão em bolsões de água, que apresentam baixo oxigênio por conta da matéria orgânica em decomposição na água parada.

Este fenômeno acontece todos os anos por se tratar de um rio que seca no período de estiagem. Os bolsões se formam com o retorno gradual do nível da água no período chuvoso.

A Sema idisse, ainda, que técnicos da pasta estiveram no local no final do mês de novembro realizando a coleta periódica de monitoramento da qualidade da água. Não foi possível coletar a amostra porque os pontos visitados estavam completamente secos.

Nos últimos anos, a água do Rio Bento Gomes tem sido considerada adequada para abastecimento, de acordo com as análises da secretaria, ou seja, sem a presença de substâncias impróprias. A secretaria acrescentou ainda que uma suposta contaminação por mercúrio não teria os efeitos observados no vídeo.

A reportagem não conseguiu contato com a secretaria de meio ambiente de Poconé para explicação dos fatos.

 

Veja;

 

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Veículo adulterado e com registro de furto é recuperado pela PM em Arenápolis 

A Polícia Militar recuperou um veículo nesta ultima sexta-feira,...

Jogos hoje (23/06/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...
Feito com muito 💜 por go7.com.br