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Artigo – Contos na Educação Infantil

 

                                          SANTOS, Angela Oliveira¹

                                            SANTOS, Ione Dias de Oliveira²

                                           NASCIMENTO, Luciana Sirleide³

 

                                                                                     

 

RESUMO

 

Este projeto teve como tema a contribuição dos contos de fadas no processo de aprendizagem das crianças, abordando, de forma ampla, a importância que a contação de história demonstra na dimensão pedagógica e em que aspectos pode favorecer o desenvolvimento infantil. Apresentou uma abordagem qualitativa, que favorece a reflexão, a análise e interação acerca das teorias e hipóteses levantadas. O questionamento que motivou a escolha desse tema foi: como o professor pode fazer a contação de história em sala de aula contribuindo significativamente para o desenvolvimento da criança. A pesquisa bibliográfica foi a que apoiou toda a elaboração deste trabalho, no qual foram utilizadas concepções de importantes autores da literatura infantil. Desse modo, tem como principal objetivo nos instruir e nos passar conhecimentos, podendo ser definida como uma arte de criar ou até mesmo nos passar conhecimento. Os contos de fadas permitem que o imaginario infantil seja aguçado por histórias fantásticas.

 

Palavras-chave: Literatura infantil. Contos. Desenvolvimento. Educação aprendizagem infantil. Imaginação. 

 

 

INTRODUÇÃO

            Os contos de fadas fazem parte de nossa existência, trazendo à tona emoções naturais do ser humano, emoções essas que tratam das relações humanas que estão imortalizadas nessas histórias.

Nelly Novaes Coelho, (1991, p. 25) destaca que:

Na verdade, desde as origens, a Literatura aparece ligada a essa função essencial: atuar sobre as mentes, onde se decidem as vontades ou ações e sobre os espíritos, onde expandem emoções, paixões, desejos, sentimentos de toda ordem.

 

No encontro com a Literatura (ou a Arte em geral) os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida, em um grau de intensidade não igualada por nenhuma outra atividade.

Averiguar a origem, a trajetória dos contos de fadas, para entender de que forma esses contos podem contribuir no desenvolvimento social, psicológico, emocional e oral das crianças.                     

A percepção que os contos de fadas podem estabelecer no desenvolvimento sócio-psico-emocional e oral nas crianças da primeira e segunda infância.

Neste sentido, os contos de fadas são acontecimentos populares, fato este que nos remete à sua identificação, com várias versões, as quais vêm atravessando o tempo com seu encantamento, sua fantasia, quando em sua estrutura há o conflito entre o bem e o mal, o bom e o ruim, o que é certo e o que é errado sempre despertando uma condição, seja ela social, psicológica, de fator emocional, e porque não dizer através da oralidade.

Além dos benefícios afetivos as histórias trazem benefícios linguísticos e cognitivos como: sensibilização da imaginação, expansão do vocabulário, desenvolvimento do pensamento crítico, gosto pela leitura e refino da escuta e da fala. Para Freud (1913, p355):

Não é surpreendente descobrir que a psicanálise confirma nosso reconhecimento do lugar importante que os contos de fadas populares alcançaram na vida mental de nossos filhos.

Em algumas pessoas, a rememoração de seus contos de fadas favoritos ocupa o lugar das lembranças de sua própria infância; elas transformam esses contos em lembranças encobridoras.

            Enfim, os contos de fadas, em geral remetem, pedagogicamente falando, a um trabalho educativo, onde se experimentam vários papéis, dentre eles o papel da linguagem, pois quem os ouve aprende a escutar o narrador, a falar melhor, a ser mais crítico, a ter opiniões com relevância social, a ser um ser com identidade própria. 

  • REVISÂO BIBLIOGRÁFICA 

            A literatura para a infância, como forma de recreação, de jogo lúdico, é um dos objetos culturais mais importantes na vida da criança, pois contribui para o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da sensibilidade infantil, devido à riqueza de motivações, de sugestões e de recursos que favorece seu equilíbrio psicológico e afetivo.

 Em especial, o conto de fadas é visto como a narrativa mais fantástica para o leitor mirim, ao lhe permitir aproximar os mundos mágico e real, considerado no seu sentido literal, o termo refere-se somente a histórias fantásticas sobre fadas, seres de tamanho muito reduzido que habitavam o reino da fantasia e que fizeram parte integrante das crenças populares da Antiguidade greco-latina e da cultura medieval europeia.            

Os contos mais modernos devem a sua origem a Charles Perrault, o autor recupera contos populares esquecidos e os apresenta em versões modernas, usando um estilo simples e natural, na qual o único objetivo é o de entreter as crianças.

            O psicólogo Bruno Bettelheim (1980) afirma que a criança precisa descobrir sua identidade para compreender o mundo exterior e, para isso, os contos de fadas assumem um papel importante ao dirigirem-se a ela.

            Estas narrativas, através dos símbolos e encantamento, estão ligadas eternamente aos questionamentos enfrentados pelo homem ao longo do seu amadurecimento emocional e agem na mente, trabalhando os conflitos correspondentes a cada fase da vida.

            É em meio aos contos que muitas crianças vivenciam seus sonhos, tornando-se princesas e príncipes num mundo que elas mesmas criam para satisfazerem seus desejos. 

            A fantasia sempre foi e continuará sendo um dos elementos mais importantes para narração de histórias destinadas a crianças, porque é através das emoções transmitidas por estas narrativas, que estão implícitas em cada personagem, que conseguem se resolver os conflitos interiores normais em cada fase da vida.

            O espelho mágico, presente em tantas histórias como Branca de Neve e os Sete Anões e A Bela e a Fera, reflete a verdade, seja ela boa ou ruim; reflete o que ser acha no coração dos homens.

            Sabe-se que o conto de fadas não tem somente a função de divertir e encantar, mas também de desenvolver valores e impor ensinamentos relevantes à vida.

            Por este motivo, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre literatura infantil, a fim de caracterizar a importância e os benéficos das histórias na fase da infância.

            A Importância da Leitura dos Contos de Fadas na Educação Infantil deve ser discutida nos meios acadêmicos e fazer parte do cotidiano docente, pois contribui para a formação de um leitor assíduo, além de formá-lo e informá-lo acerca do viver em sociedade.

            O professor surge nesse cenário como alguém que utilizará os contos de fadas como uma ferramenta de trabalho, já que eles são capazes de cativar as crianças por suas histórias fantásticas, combinadas ao clima do Era uma vez. 

            O primeiro contato com a leitura deve ser uma fonte de entretenimento, prazer e valorização da própria leitura, algumas crianças têm a sorte de morar num lar que a leitura se faz presente desde berço.

            Outras só têm a sorte de encontrá-la ao chegar na escola. É muito importante que pais e professores valorizem e incentivem o ato de ler é comum observarmos crianças da Educação Infantil que têm exemplos de leitores em casa, pegar um livro e começar a ler sem saber ler.

            Segundo Machado, 1994, p. 43: “No espaço sobrenatural não existe tempo real, tudo acontece de repente e justamente, com total arbítrio do acaso”. Os personagens existem, mas não foram criados por leis humanas.

            Através da utilização dos contos, crianças aprendem sobre problemas internos dos seres humanos e sobre suas soluções e também é através deles que o legado cultural é informado às crianças, tendo uma grande contribuição.

            Os contos de fadas são capazes de auxiliar as crianças a superarem certos medos, inseguranças e receios, pois o envolvimento simbólico com a proposta lúdica facilita o entendimento e “possíveis soluções” desses conflitos, propiciando o desenvolvimento psíquico, afetivo e social; isso eleva a autoestima das crianças, contribuindo para a formação da personalidade infantil, bem como na construção desta ao longo da vida.

  • PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO 

                        Foram desenvolvidas atividades com intuito de despertar a reflexão dos valores, trabalhando através da construção de murais, poesias, músicas, leituras diversas; fábulas, criação de frases pelas crianças, pesquisas extraclasse, dramatizações, dinâmicas, filmes.

            Contação de histórias através se fantoches, tapetes de histórias, aventais, pinturas em desenhos e colagens.

  • RECURSOS MATERIAIS 

            Como recursos usamos tapete de histórias; fantoches de diversos tipos; cenário para apresentação de fantoches; fantasias de acordo com os personagens; lápis de cor; giz de cera; papel oficio; papéis coloridos; tinta guache; pinturas a dedo; cola; tesoura e pincel.

            Livros de contos de fadas e histórias infantis; recursos multimídia entre outros. 

AVALIAÇÃO

            A avaliação foi feita através da participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas verificando os comportamentos ou mudanças e relacionamentos entre ouros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

                        O presente projeto oportunizou mediante a pesquisa bibliográfica, mostrando o que é um conto de fadas, suas origens e a importância deles na alfabetização. Procurou enfatizar a importância da simbologia nos contos de fadas como também se observou nos mesmos, à visão do mundo mágico, levando em conta a riqueza de seus conteúdos que juntam emoção e intelecto.

                        Neste âmbito, o presente projeto teve como objetivo principal investigar os beneficios que traz os contos de fadas para as crianças.

 AUTORES

[1] Professora da Educação Básica, habilitado em Pedagogia pela UFMT (NEAD), pós-graduada em Gestão Escolar pelo Instituto Prominas. Email: [email protected]

² Professora da Educação Básica, habilitada em Pedagogia pela UFMT (NEAD), pós-graduada em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Prominas. Email: [email protected]

³Professora da Educação Básica, habilitada em Pedagogia pela UNOPAR, pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização, pelo Instituto Afirmativo. Email: [email protected]

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise nos contos de fadas. Trad. Arlete Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise nos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

BETTELHEIM.B. A Psicanalise dos contos de fadas. 21°ed. São Paulo; Paz e Terra.

COELHO, Nelly Novaes. A Literatura Infantil. São Paulo : Quiron, 1981.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo : Ática, 1991.

FREUD, S. (1905). Tratamento psíquico (ou mental). Ed. Standard Brasileira Das obras psicológicas completas de Freud. Ed Imago, 1976.

internet  www.redecatolicadeeducacao.com.br/admin/pdf/oscontos.pdf

Wikipédia. A enciclopédia livre. Capturado em 23 de out. 2010. Disponível na Internet http://pt.wikipedia.org/wiki/contos_de_fadas

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