Depois de 53 anos, Botafogo e Atlético-MG se reencontram para disputar um título. Neste sábado (30), os clubes alvinegros competem pelo troféu da Conmebol Libertadores, em um duelo marcado para o Monumental de Núñez, em Buenos Aires. É a primeira vez que os dois times se enfrentam em uma final desde 1971, quando as equipes disputaram um triangular para definir o campeão do primeiro Campeonato Brasileiro da história, no qual o Galo saiu vencedor.
O duelo aconteceu no dia 19 de dezembro, no Maracanã, com 46.458 torcedores presentes nas arquibancadas. Dario, o Dadá Maravilha, marcou um gol de cabeça após cruzamento do Humberto Ramos, aos 16 minutos do segundo tempo, garantindo ao Galo seu primeiro título brasileiro.
No Botafogo, a escalação contava com Wendell, Mura, Djalma Dias, Queirós e Valtencir, Carlos Roberto, Marco Aurélio e Careca, Zequinha, Jairzinho e Nei Oliveira. No Atlético, o time era composto por Renato, Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair, Vanderlei e Humberto Ramos, Ronaldo, Lola, Dario e Tião.
Desde então, as equipes não voltaram a se encontrar em uma final de campeonato nacional ou internacional. Essa é a primeira vez que se enfrentam em uma decisão de Libertadores.
Em confrontos de mata-mata, Atlético-MG e Botafogo se enfrentaram nove vezes, com o Botafogo vencendo sete. Já o Galo venceu os duelos de 1994 e 2019, na Copa Conmebol e na Sul-Americana.