segunda-feira, 28 setembro 2026
27.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
Dengue
- Publicidade -
Inst. BioFlores

Taxa de laqueadura cresce 149% em quatro anos em MT; número é 5 vezes maior que o de vasectomia

Os dados são do Observatório de Planejamento Familiar e consideram a quantidade de procedimentos por 100 mil habitantes.

A taxa de esterilização feminina, procedimento também conhecido como laqueadura, cresceu cerca de 149% entre 2021 e 2025 em Mato Grosso e manteve o estado entre os três maiores índices do país durante todo o período. Os dados são do Observatório de Planejamento Familiar e consideram a quantidade de procedimentos por 100 mil habitantes.

Em 2021, Mato Grosso registrava uma taxa de 80,40 esterilizações femininas por 100 mil habitantes, a segunda maior do Brasil naquele ano. Em 2025, o indicador chegou a 200,92, novamente colocando o estado na segunda posição nacional. Na comparação entre os dois anos, o avanço foi de aproximadamente 149,9%. Confira os dados no gráfico abaixo:

 

No ano passado, os municípios de Mato Grosso que mais fizeram o procedimento foram: Poconé, Diamantino, Água Boa, Confres e Paranaíta.

Comparativo com procedimento em homens

A diferença entre os procedimentos femininos e masculinos também chama atenção. Em 2025, a taxa de esterilização feminina em Mato Grosso, de 200,92 por 100 mil habitantes, foi cerca de 5,3 vezes maior que a masculina, de 37,83.

Os municípios de Paranaíta, Poconé, Vila Bela da Santíssima Trindade, São Félix do Araguaia e Colíder tiveram as maiores taxas de procimento dos homens.

Fonte: Observatório de Planejamento Familiar
Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -
Menina de Luxo
juranda e jackson vania
- Publicidade -
abaixo do destaque
jujava
- Publicidade -
Certificado Digital

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br