quinta-feira, 4 junho 2026
- Publicidade -
Dengue
19.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -

DO IMÁGINÁRIO, AS POSSIBILIDADES.

 

SANTOS, Ione Dias de Oliveira¹

NASCIMENTO, Luciana Sirleide²

ARAÙJO, de Souza Sônia Cristina³

 

 

RESUMO

Este projeto consiste em ensinar para os alunos que a leitura também é um instrumento para a aprendizagem e que introduzida de forma prazerosa, com ferramentas lúdicas permite os alunos explorarem mundos diferentes dos seus, reais ou imaginários, que as aproximam de outras pessoas e de suas ideias, que as converte em exploradores de um universo que é construído com a imaginação. Desta forma, optamos por trabalhar com essa referência bibliográfica “O pequeno príncipe” de Antoine de Saint Exupéry, sequenciando atividades de acordo com a história.

 

Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Imaginários. Universo.

 

INTRODUÇÃO

As histórias como um todo nos proporcionam diversos sentimentos desde conhecer vários lugares até trabalhar com os valores, ações e sentimentos. Dessa forma à contagem da história do pequeno príncipe proporcionou diversos mecanismos metodológicos:

– Recuperação das histórias da primeira infância;

– Preparou a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;

            – Trabalhou com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;

– Garantiu uma relação mais afetiva entre professores e alunos, facilitando uma melhor interação no ambiente escolar;

– Exploração da linguagem oral e escrita;

– Trabalhou o aspecto psicológico e cognitivo, auxiliando a criança na elaboração dos seus conflitos, auxiliando-a a estruturar uma resposta positiva, um final feliz.

–  Provocou a curiosidade e consequentemente, o gosto pela leitura;

– Despertou a criatividade e a imaginação;

– Identificação das personagens e suas características;

– Reprodução do reconto oral   e através de desenhos;

– Dramatização.

Portanto, podemos explorar emoções, sentimentos desenvolvendo observações e explorando reflexões filosóficas sobre: amizade, respeito, valores, empatia, solidariedade, vínculo com o outro, amor, responsabilidade, cuidado com o próximo e com seus animais.

Entendendo as perdas, valorizando a amizade e as pequenas coisas que a vida nos dá, o perigo da insensatez em se julgar o próximo, a falta de pensamento crítico para refletirmos sobre as dificuldades do dia a dia, a discriminação e a incompreensão racial.

DESENVOLVIMENTO

Para este projeto contamos com uma rotina contemplada nas quais são: acolhida, oração, leitura deleite, revisão da aula anterior, correção do para casa, atividade do dia e para casa.

Iniciamos a aula com:

Roda de conversa

Exploração inicial do tema com sondagem dos conhecimentos prévios;

Pedimos aos alunos que expusessem o conhecimento prévio que tem a respeito da história.

Após os comentários, houve a Contação da história:” O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint Exupéry.

Demos início à primeira leitura de modo entusiasmado, articulando bem as palavras e leitura com calma para que todos pudessem acompanhar.

Informamos a eles que talvez desconheciam algumas palavras.

Em seguida, questionamentos sobre a história e os relatos dos alunos.

Logo em seguida, aplicação da atividade sobre o tema (do livro o pequeno príncipe);

Ao final de cada dia fizemos o questionamento:

O que aprendemos hoje?
Ao iniciar da aula, conversávamos com os estudantes para retomada do que aprenderam.

RECURSOS:

-Tv;

– Pen-Drive

– Vídeo;

– Livro ilustrado da história (o pequeno príncipe);

-História na lata do pequeno príncipe de forma resumida e ilustrada;

-Sulfite, lápis de cor, lápis preto, borracha;

-Quadro branco

 

, pincel para quadro branco.

-Material impresso contendo as atividades.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Trabalhar a obra O Pequeno Príncipe oportunizou trazer mensagens e reflexões sobre a relação com o amor e com o mundo, de uma forma simples e contemplativa. Desta forma, consideramos primordial discutir a importância de se trabalhar com a literatura na prática pedagógica por meio de atividades sequenciadas interdisciplinar, destacando como é fundamental nosso papel de professor mediador nesse processo. Hoje, podemos afirmar que nossos alunos ao ouvirem as seguintes frases inspiradoras: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas, Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos e Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz, reconhecerão de onde foram extraídas e qual significado as mesmas podem ter para suas vidas hoje e futuramente.Com as atividades as acrianças aprenderam sobre o tema estudado” O Pequeno Príncipe” nos ensina sobre a importância da persistência e da perseverança. Apesar de enfrentar muitos desafios e contratempos em sua jornada, O pequeno Príncipe nunca desiste e consegue alcançar seus objetivos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Blog Educação e Transformação

https://www.pepitoatividades.com

Livro – O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint Exupéry. 1943 – Editora Martin Claret. -‎ setembro, 2021. Edição: ‎ Integral – ISBN-10: ‎ 6559100057 – ISBN-13: ‎ 978-65591000.

 


¹ Professora da Educação Básica, habilitada em Pedagogia pela UFMT (NEAD), pós-graduada em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Prominas. Email: idola13@hotmail.com

³Professora da Educação Básica, habilitada em Pedagogia pela UNOPAR, pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização, pelo Instituto Afirmativo. Email: lucianasirleide@hotmail.com

³Professora da Educação Básica, habilitada em Pedagogia pela SIFASUL, pós-graduada em Interdisciplinaridade ICE. Email:Soniacristina2011@hotmai.com

 

- Publicidade -
Machado vertical

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br