quinta-feira, 30 abril 2026
- Publicidade -
Dengue
23.6 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
aniversário de N O

Doação de órgãos: especialistas apontam que mitos e desinformação levam à recusa familiar

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, 45% dos familiares dizem não ao serem consultados

Quase metade das famílias brasileiras ainda recusa a doação de órgãos. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde45% dos familiares dizem não ao serem consultados. Especialistas apontam que mitosmedos falta de conhecimento sobre o processo de doação estão entre os fatores responsáveis por essas recusas.

Segundo a enfermeira Carolina de Fátima Couto, do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), é essencial que a população compreenda que a doação de órgãos só ocorre após a confirmação da morte encefálica.

“É fundamental que as pessoas saibam que a doação de órgãos só acontece após a confirmação de morte encefálica, que é diagnosticada de forma muito rigorosa por critérios médicos e legais. Nesse momento, a família é consultada e tem a palavra final sobre a autorização da doação”, enfatiza.

A enfermeira ainda destaca que entre os mitos mais comuns está a ideia de que médicos se esforçam menos para salvar pacientes que são potenciais doadores. Ela esclarece: “a prioridade sempre é salvar vidas e a doação só é cogitada quando não há mais possibilidade de recuperação”.

Outro equívoco recorrente é acreditar que idade ou estado de saúde impedem a doação. Carolina reforça que cada órgão é avaliado individualmente: “na realidade, cada órgão é avaliado individualmente e até pessoas idosas, crianças, bebês, podem ser doadores.”

A aparência do corpo após a doação também gera dúvidas. A enfermeira Gislaine de Albuquerque, da equipe de transplantes do Hospital Brasília, explica que o corpo é recomposto com respeito, o que garante um sepultamento digno. “O corpo do doador vai ser todo recomposto, então a família vai receber o corpo para o sepultamento da mesma forma que ela iria receber caso ele não fosse um doador de órgãos”, ressalta.

doação de órgãos é um processo éticotransparente e regulamentado pelo SNT. Um único doador pode beneficiar até oito pessoas com órgãos e dezenas com tecidos.

“Você diz sim, o Brasil inteiro agradece”. Converse com sua família e seja um doador. Para mais informações, acesse o site gov.br/saude.

- Publicidade -
Machado vertical

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (30/04/26) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Signos através dos astros

Momento astral de emoções muito intensas e de exageros...

Série Especial: Conheça Edcéia Viana, candidata ao Conselho Tutelar de Nova Olímpia

Dando continuidade ao nosso cronograma de apresentações e reafirmando...

Onça-pintada faz ‘escolta’ para fazendeiro em lavoura em Campo Novo

Um trajeto rotineiro pelo interior de uma fazenda em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br