O Mato Grosso registrou a maior desvalorização de automóveis usados no mês de agosto, com queda de 0,64% sobre o mês de julho, de acordo com o IBV Auto, índice do banco BV que acompanha a variação de preços de veículos leves usados no Brasil. No acumulado de 12 meses, o estado também se destaca como a unidade da federação que teve o menor avanço do país (3,7% contra 6% na média nacional).
“Esses números evidenciam que os mercados regionais possuem dinâmicas próprias de formação de preços, determinadas por fatores como renda média, composição da frota e intensidade das transações. Essas particularidades ajudam a explicar por que determinados estados apresentam valores distintos da média nacional, reforçando a importância de análises segmentadas para compreender a evolução do mercado de usados no Brasil”, afirma Roberto Padovani, economista-chefe do banco BV.
O banco BV lançou o índice no começo deste mês, utilizando dados de financiamentos reais e metodologia própria para refletir com precisão a evolução de preços em nível nacional e regional, oferecendo uma leitura clara da dinâmica do mercado de usados. “O IBV Auto reforça a importância de dados reais para entender a dinâmica do mercado de usados no país. O índice mostra, de forma clara, como diferentes modelos e regiões se comportam mês a mês”, afirma Jamil Ganan, Diretor de Negócios de Varejo do banco BV.