A partir desta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) inicia o período de rematrícula para os alunos que já frequentam unidades da rede estadual. Pais, responsáveis e estudantes maiores de idade devem atualizar os dados cadastrais até o dia 3 de outubro para garantir a vaga no ano letivo de 2026.
De acordo com a Seduc, a rematrícula é automática para os alunos que seguem para a turma do ano subsequente, mesmo que ainda não tenham recebido o resultado final do ano letivo de 2025. No entanto, a medida não se aplica a quem não alcançar a frequência mínima de 75%.
Apesar da automação, a atualização dos dados é obrigatória. A pasta alerta que a falta de atualização cadastral pode comprometer a comunicação entre escola e família, além de prejudicar o acesso a programas e recursos educacionais oferecidos pela rede.
A Portaria nº 755/2025 estabelece ainda que o estudante pode perder a vaga em caso de abandono, caracterizado pela ausência por 15 dias consecutivos ou sete intercalados sem justificativa.

Novos estudantes
O processo de redimensionamento, transferência de alunos da rede municipal para a estadual, terá início no dia 3 de outubro. Já as matrículas para novos estudantes nas escolas estaduais ocorrerão entre 13 de outubro e 7 de novembro, exclusivamente pela internet. O acesso será feito pelo portal Matrícula Web, que ficará disponível apenas no período de abertura.