sexta-feira, 6 novembro 2026
27.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
Dengue
- Publicidade -
Inst. BioFlores

Tarifaço dos EUA deixa 400 contêineres de madeira encalhados em MT

Cerca de 400 contêineres de madeira estão encalhados em Mato Grosso após o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O impacto atinge em cheio exportadoras de pisos de madeira maciça, que empregam milhares de trabalhadores e movimentam a cadeia produtiva complexa. Em entrevista coletiva, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado (Cipem), Ednei Blasius, diz que o setor foi surpreendido pela medida, que inviabilizou contratos em andamento e paralisou linhas de produção.

 

O segmento já havia exportado US$ 8,6 milhões em madeira no primeiro semestre e projetava alcançar US$ 20 milhões em 2025. Porém, a aplicação da tarifa inviabilizou os embarques para os EUA, principal destino desse tipo de produto. Os pisos de madeira maciça, com alto valor agregado e acabamento refinado, são tradicionais na construção de residências norte-americanas. A especificidade aumenta o problema das empresas, que ficam sem alternativas para escoar o estoque.

 

Esse produto não serve para Europa, China ou Oriente Médio. Ele foi desenvolvido para um nicho específico e, agora, estamos diante de um estoque parado, com alto investimento e sem destino.

 

Para o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, Frank Rogieri, a incerteza intensifica a crise. Muitas empresas estão com produção suspensa ou em férias coletivas porque não dá para arriscar perder carga na alfândega. Se a tarifa se mantiver, vamos perder competitividade e deixar um rastro de cicatrizes. Sempre dá tempo de reverter, mas a ferida já foi aberta e vai demorar a se curar, avalia.

- Publicidade -
juranda e jackson vania
Menina de Luxo
- Publicidade -
abaixo do destaque
jujava
- Publicidade -
HotelOlimpia

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (06/11/26) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Signos através dos astros

A Lua rege o signo de Libra e nos...

Veja a programação de hoje das novelas na TV

A NOBREZA DO AMOR – Globo, 17h35 Resumo não foi...

Homem é preso por violência doméstica em Santo Afonso após disparar arma

Na madrugada desta quinta-feira, 05 de novembro de 2026,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br