O frango com polenta é um dos pratos mais conhecidos da culinária brasileira. Feita com muito molho e queijo, a receita tem muitas lembranças da imigração italiana.
A origem do prato veio com junto com a chegada dos italianos no Brasil, que trouxeram a polenta de corte acompanhada de carnes como salame, presunto e variações de linguiça.
O frango com polenta surgiu como uma adaptação devido a falta dos ingradientes tradicionais italianos. Com o tempo se tornou protagonista, servido em molhos de tomate, alho e ervas, sobre a polenta cremosa ou firme.
Atualmente, várias festas italianas comemoram o frango com polenta como parte da história.
Frango com polenta ????
✍???? Ingredientes
- 1 quilo de sobrecoxa de frango temperada com sal, alho e limão.
- 1 quilo de tomate em pedaços
- 2 xícaras de fubá mimoso
- 2 xícaras de queijo mussarela ralada
- 1 xícara de cebola picada
- 1 xícara de alho poró
- 1/2 xícara de cheiro verde
- 1/2 xícara de molo de tomate
- 4 dentes de alho amassados
- 1 copo de leite
- 4 copos de caldo de galinha
- sal a gosto
- oregano a gosto
- manjerona a gosto
???? Como fazer?
- Em uma panela, coloque a banha de e frite a cebola, alho e o alho poró.
- Em seguida, coloque o frango.
- Deixe a carne refogar por 5 minutos.
- Antes de tudo, hidrate o fubá para não empelotar. Coloque ele em uma tigela em acrescente o dobro de caldo de frango. Deixe hidratando por alguns mimutos.
- Com a carne já refogada, coloque o molho de tomate, os tomates em pedaços e um pouco de água.
- Finalize com uma pitada de manjerona, outra de orégano e uma colher de páprica doce; se necessário ajuste o sal.
- Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 10 minutos.
- Em outra panela, adicione a manteiga e refogue a cebola.
- Coloque o fubá hidratado e complete com mais caldo de frango e um copo de leite para dar mais cremosidade.
- Tempere com sal e não pare de mexer.
- Quando começar a borbulhar, deixe cozinhar por mais 10 minutos sem parar de mexer.
- Para finalizar, coloque parte da polenta em uma tigela, cubra com queijo mussarela ralado e mais polenta, por cima o molho, mais mussarela e cheiro verde.
- Sirva bem quente.


