quinta-feira, 11 junho 2026
- Publicidade -
Dengue
22.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -

China suspende temporariamente compras de carne bovina de três frigoríficos do Brasil

Embargo envolve uma indústria da JBS em Mozarlândia (GO); uma unidade da Frisa, em Nanuque (MG); e uma planta da Bon-Marte, em Presidente Prudente (SP). Os demais frigoríficos do Brasil, inclusive das empresas citadas, exportam normalmente.

A Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) suspendeu temporariamente compras de carne bovina de três unidades de frigoríficos brasileiros por “não conformidades” em relação aos “requisitos chineses para o registro de estabelecimentos estrangeiros”.

O órgão do governo chinês não detalhou do que se tratam as não conformidades. Os frigoríficos bloqueados são:

  • uma unidade da Frisa, em Nanuque (MG);
  • uma planta da Bon-Marte, em Presidente Prudente (SP);
  • e outra da JBS, em Mozarlândia (GO).

g1 procurou as empresas, mas não obteve retorno até a última atualização dessa reportagem.

Ministério da Agricultura disse, em nota, que o bloqueio ocorreu após videoauditorias que a China fez nessas indústrias, e que as empresas já estão corrigindo as “não conformidades”. O g1 questionou o governo sobre quais seriam essas “não conformidades” e aguarda por um retorno.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse a medida não impacta as relações comerciais com a China.

“Hoje, o Brasil tem 126 plantas frigoríficas habilitadas. Quando nós assumimos, tínhamos 12 plantas suspensas. Nós retomamos essas 12 e abrimos mais 43, das 55 desse total de 126. Então, não é coerente que três plantas suspensas impactem a relação comercial”, explicou Fávaro.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), também foram suspensos outros dois frigoríficos da Argentina, além de um do Uruguai e outro da Mongólia – este último referente às carnes bovina e ovina.

A associação disse que está em diálogo com as autoridades competentes para resolver a questão, junto ao Ministério da Agricultura.

“Importante destacar que os demais estabelecimentos habilitados seguem operando normalmente, assegurando o fluxo das exportações de carne bovina brasileira ao mercado chinês”, destacou a associação.

Para o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o Brasil tem um bom desempenho na defesa agropecuária, o que colabora com a credibilidade e o reconhecimento desse trabalho no exterior.

“Seguiremos em diálogo com o setor privado exportador e com as autoridades chinesas para solucionar os questionamentos apontados e retomar as exportações dessas unidades”, disse o secretário Goulart.

A China é o principal destino da exportação de carne bovina brasileira, e as exportações favorecem o mercado nacional.

“Os cortes exportados são diferentes, então isso favorece, inclusive, a formação de preço aqui dentro do Brasil. São produtos que vendem muito pouco aqui ou que possuem menor valor comercial, em função dos diferentes padrões de consumo. O fato de estarmos exportando é bom para a formação do todo”, disse ainda o ministro Fávaro.

- Publicidade -
Machado vertical

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Encontro da Enfermagem valoriza profissionais e promove reflexão sobre a importância do cuidado humano

Profissionais da enfermagem participaram, na tarde da última quarta-feira...

Signos através dos astros

Dia em que nossas reações poderão tender à busca...

Jogos hoje (11/06/26) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...
Feito com muito 💜 por go7.com.br