terça-feira, 22 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
36.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Empresas e MEI têm até dia 31 para regularizar dívidas com Simples

Devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos.

As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) que não regularizaram as dívidas com o Simples Nacional – regime tributário especial para pequenos negócios – até o próximo dia 31 serão excluídas do regime. A exclusão valerá a partir de 1º de janeiro.

O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa. O parcelamento pode ser feito Portal do Simples Nacional ou no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.

Notificações

De 30 de setembro a 4 de outubro, a Receita notificou 1.121.419 MEI e 754.915 micro e pequenas empresas que deviam R$ 26,5 bilhões ao Simples Nacional. Após o conhecimento do termo, o contribuinte tem até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, sob pena de ser excluído do Simples.

Segundo a Receita Federal, as principais irregularidades são falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas no Simples Nacional.

Periodicamente, a Receita verifica se as empresas estão de acordo com as condições de enquadramento no Simples Nacional. Quando o estabelecimento apresenta irregularidades, o órgão envia cartas com o aviso de exclusão. O micro e pequeno empresário que ainda não regularizou as pendências pode pedir orientações ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para elaborar um plano de recuperação dos negócios.

 FONTE/CRÉDITOS: Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil
- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Mato Grosso tem a 8ª maior taxa de mortalidade materna do país

MT registrou 64,9 óbitos maternos para cada 100 mil...

Palmeiras passa Botafogo em chance de título; Corinthians ‘alivia’ situação

A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro chegou ao fim,...

Sesc tem vagas de trabalho com salário de até 12 mil em MT 

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal está com 4 vagas...
Feito com muito 💜 por go7.com.br