sexta-feira, 18 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
24.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Mato Grosso envelhece mais rápido que a média nacional e enfrenta desafios na proteção dos idosos

O perfil da população mato-grossense está mudando rapidamente. Um novo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o número de idosos no estado cresceu 70% nos últimos 12 anos, um ritmo superior à média nacional de 57%. Em 2022, Mato Grosso já contabilizava 34 idosos para cada 100 crianças, demonstrando um envelhecimento acelerado da população.

Helicóptero faz pouso de emergência em Mato Grosso após pane mecânica

Apesar desse crescimento expressivo, o estado ainda apresenta um percentual de idosos ligeiramente abaixo da média nacional. No entanto, a tendência é de que essa diferença se reduza nos próximos anos, impulsionada pela expectativa de vida cada vez maior.

O aumento da população idosa traz consigo novos desafios, como a necessidade de adaptar os serviços públicos e a infraestrutura para atender às demandas desse grupo. Além disso, cresce a preocupação com a violência contra idosos. Dados do Disque 100 mostram um aumento significativo de casos de negligência, abandono, violência financeira e psicológica em todo o país, incluindo Mato Grosso.

No estado, as ameaças, lesões corporais e os estelionatos estão entre os principais crimes registrados contra idosos. Diante desse cenário, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou uma campanha nacional para promover o direito ao envelhecimento com saúde, segurança e respeito.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Fim de semana tem risco de temporais para todo o Estado

Após meses de calor excessivo e ar seco, as chuvas...

Cantora travesti faz dança erótica em universidade federal; veja vídeo

Tertuliana Lustosa, cantora e compositora da banda “A Travestis”,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br