segunda-feira, 23 setembro 2024
- Publicidade -
Dengue
34.6 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Cáceres, Tapurah e Nova Mutum são os maiores criadores de bovinos, suínos e frangos

A Pesquisa da Pecuária Municipal 2023, realizada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, fornece informações sobre os principais efetivos da pecuária existentes nos municípios brasileiros na data de referência do levantamento, 31 de dezembro, bem como sobre a produção de origem animal e o seu respectivo valor no ano em questão.

Pelo levantamento, Mato Grosso se manteve detentor do maior rebanho bovino por estado, com 14,2% do efetivo nacional, o equivalente a 34 milhões de cabeças em 2023.

Entre os municípios, Cáceres se destacou como o maior produtor de bovinos, com um milhão e 400 mil cabeças. Em seguida, Vila Bela da Santíssima Trindade ocupa a segunda posição com um milhão e 100 mil, e Juara aparece em terceiro lugar, com 963 mil cabeças.

Ocupando a 5° colocação no ranking nacional, em 2023, o efetivo de suínos em Mato Grosso sofreu uma diminuição expressiva de 33,3%, totalizando dois milhões e 200 mil animais.

Esse é o menor número registrado nos últimos oito anos, interrompendo uma tendência de crescimento contínuo na série histórica.

Tapurah se consolida como o principal município de Mato Grosso na criação de suínos, ocupando o primeiro lugar no ranking estadual com um efetivo de 410 mil cabeças, equivalente a 18,7% da produção total do estado.

Na sequência, destacam-se Nova Mutum, com 295 mil, e Sorriso, com pouco mais de 206 mil cabeças.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, em 2023, houve um novo recorde de exportação de carne de frango in natura.

Ocupando a 9° colocação no ranking dos estados, Mato Grosso registrou um efetivo de galináceos de quase 43 milhões de cabeças em 2023, representando uma queda de 3,8% em comparação ao ano anterior.

Entre os municípios, Nova Mutum se destacou como o maior produtor, com cerca de nove milhões de cabeças, seguido por Primavera do Leste, com quase cinco milhões e meio, e Lucas do Rio Verde, com pouco mais de cinco milhões de cabeças.

Para galinhas, foram estimados mais de 13 milhões de animais em 2023 no estado, um crescimento de 8,5% no efetivo.

Neste segmento, entre os estados, Mato Grosso surge na décima posição.

Primavera do Leste se consolida como o principal município de Mato Grosso na criação de galinhas, ocupando o primeiro lugar no ranking estadual com um efetivo de quatro milhões e 300 mil cabeças, equivalente a 33% da produção total do estado.

Na sequência, destacam-se Campo Verde, com quase dois milhões, e Poxoréu, com um milhão e meio de cabeças.

(*) Veja tabela IBGE na sequência:

Tabela 2.12 – Mato Grosso

(Redação EB, com Sapicuá RN)

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Menor morre e 2 ficam feridos em capotamento no interior

Lucas Francisco Arrassen, 16, morreu em um acidente na...
Feito com muito 💜 por go7.com.br