De acordo com o relatório da Brand Finance, consultoria de avaliação de negócios, as marcas asiáticas dominam a lista 10 marcas de destilados mais valiosas do mundo, com gigante companhia produtora de Baiju, Kweichow Moutai, em primeiro lugar.
Apesar da marca chinesa ter caído 5% em valor de acordo com o relatório da Brand Finance, ela mantém um valor de US$ 42,9 bilhões.
De fato, a empresa recentemente previu um salto de 20% nos lucros para os primeiros seis meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, desafiando os temores sobre os gastos do consumidor chinês.
Exceto entre chineses vivendo fora do país, a Moutai ainda é virtualmente desconhecida no exterior. Tanto é que quase todas — cerca de 97% — das vendas acontecem apenas na China, de acordo com seus relatórios financeiros. Avaliada em 2,7 trilhões de yuans, a Kweichow Moutai vale mais do que marcas como Toyota, Nike e Disney.
A Hennessy, gigante de Cognac, de propriedade da LVMH, é a primeira marca fora da Ásia a fazer parte da lista, com um valor de marca de US$ 5,2 bilhões.
Hennessy recentemente saiu no topo de uma lista que calculou as marcas de destilados mais populares da internet. O produtor de Cognac fez uma parceria para se tornar o espírito oficial da NBA e da WNBA, e é habilmente incentivado por suas frequentes menções na cultura popular, não menos importante por sua presença perdulária nas letras de rap.
Rum Bacardi, Jack Daniel’s e Johnnie Walker também entraram no top 10 das marcas de destilados mais valiosas da lista da internet.
Segue abaixo o TOP 10 na íntegra (valores indicados em USD):
1 – Kweichow Moutai ($ 42,9 bilhões)
2 – Wuliangye ($28,7 bilhões)
3 – Luzhou Laojiao ($7,3 bilhões)
4 – Yanghe ($ 6,4 bilhões)
5 – Hennessy ($ 5,2 bilhões)
6 – Shanxi Xinghuacun Fen ($ 5,0 bilhões)
7 – Bacardi ($ 3,1 bilhões)
8 – Gujing Gong Jiu ($ 3,1 bilhões)
9 – Jack Daniel’s ($ 2,9 bilhões)
10 – Johnnie Walker ($ 2,6 bilhões)