terça-feira, 24 setembro 2024
- Publicidade -
Dengue
42.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Saiba o real significado dos quadrados coloridos nas embalagens longa vida

Há anos, circula pela internet o boato de que os quadrados coloridos na embalagem do leite indicam que o produto passou da validade, estragou e voltou para a fábrica, onde foi reprocessado e elementos químicos foram adicionados à sua composição para que ele pudesse voltar às prateleiras.

Tetra Pak explica

A primeira informação importante para combater esse mito é saber que o reprocessamento térmico do leite usado para consumo humano é proibido pelo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem (Riispoa).

 Salvador Marino, diretor industrial das fábricas da Tetra Pak de Monte Mor (SP) e Ponta Grossa, explica que “diferente do que as fakes news espalham pela internet, o reprocessamento do leite não acontece e é absolutamente proibido por lei! As barrinhas coloridas indicam, apenas, o teste de impressão das embalagens, algo muito comum na indústria gráfica e de embalagens, e que existe para garantir que a identidade visual do produto a ser envasado e a sua marca estejam de acordo com o esperado pelo nosso cliente, fabricante do alimento”.

Mas, afinal, para que servem as barras coloridas?

A presença dos quadrados coloridos nas embalagens cartonadas se explica pelo processo de produção das caixinhas. Tudo começa nas fábricas da Tetra Pak, em Monte Mor (SP) e Ponta Grossa. Todos os detalhes na caixa ajudam a criar a identidade visual dos rótulos e produtos, por isso, é muito importante que cada particularidade esteja adequada.

No mesmo papel, são impressas diversas fileiras de futuras embalagens e esses testes são feitos em fileiras alternadas – por isso nem todas as caixinhas apresentam o teste.

Depois, são adicionadas as camadas de polietileno e alumínio, que garantem a proteção dos alimentos. Então, as fileiras impressas são cortadas e separadas, formando as bobinas. Elas são colocadas em paletes e enviadas aos clientes da Tetra Pak para que eles possam usá-las para embalar seus produtos. Somente ao chegar às respectivas fábricas alimentícias é que os produtos – não apenas as caixinhas de leites apresentam esses testes, eles também são feitos em embalagens de bebidas lácteas achocolatas e leites condensados, por exemplo – são envasados. Ou seja, os quadrados coloridos já estão na embalagem mesmo antes de acondicionar seus respectivos alimentos.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br