sexta-feira, 27 setembro 2024
- Publicidade -
26.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

MP notifica Sema para realizar ações e evitar mortes de animais por sede no Pantanal

Foi orientado mapeamento e seleção dos pontos onde animais matam sede

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para que adote medidas que visem evitar a morte por sede de animais no Pantanal. Um monitoramento sobre a disponibilidade hídrica ao longo da Estrada Parque Transpantaneira, em Poconé (104 km de Cuiabá), indica que a escassez de água se agravará e deve se estender pelo menos até o final de outubro.

Foi recomendado que a Sema realize mapeamento e seleção dos pontos de dessedentação, ou seja, locais onde os animais matam a sede, de acordo com o estado de ausência hídrica em pontos que habitualmente possuem água nessa época. Hoje, entre as pontes 58 a 91 da Transpantaneira, que abrange aproximadamente 30 quilômetros, apenas quatro pontos registram presença de água.

Foi recomendado, também, a implementação, em caráter de urgência, de medidas de redução de velocidade e sinalização de travessia de animais silvestres na Estrada Parque. Deverá ainda ser realizada a coleta contínua de dados de monitoramento de fauna e de disponibilidade hídrica na região de maneira a possibilitar o planejamento e a tomada de decisões pelo Poder Público.

A notificação, expedida pela 15ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural da Capital, foi assinada pela promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa.

OUTRO LADO

A Sema informou que analisa a notificação do MP.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br