segunda-feira, 30 setembro 2024
- Publicidade -
37.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Polícia apreende 500 unidades de peixe e carne de jacaré durante fiscalização

Cerca de 500 unidades de peixes e 5 quilos de carne de jacaré foram apreendidos pela Polícia Civil em uma operação realizada entre os dias 9 a 13 de agosto. Além do pescado confiscado, que totaliza 144 quilos, 3 pessoas também foram presas por crime ambiental. A Operação Platform teve foco no combate à pesca ilegal na calha do Rio Cuiabá em Poconé (104 km ao sul de Cuiabá), na região da Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil Sesc Pantanal. A ação também teve foco educativo e orientou 52 pessoas.

Durante a ação, entre o pescado capturado, foram encontradas diversas espécies. Alguns desses peixes têm as pescas proibidas como o Pacu, Pintado, Piraputanga, Piavusu, Pacuoeva, Dourado, Cachorra e Palmito.

De acordo com a Polícia Civil, a ação teve inicio após uma investigação preliminar feita pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) que identificaram ribeirinhos pescando com ferramentas de pesca proibidas, além da caça ilegal e comércio de carne de animais silvestres.

Divulgação

Pescado apreendido em Poconé

Outros objetos também foram achados e autuados durante a investigação. Entre eles estão 3 tablados, um freezer, 2 molinetes e uma tarrafa. Também se retiraram 62 cevas fixas, que são galões fixados no rio em que se amarram sacos com milho e soja para atrair peixes. Esse típico de prática é proibido.

De acordo com a delegada titular da Dema, Liliane Murata, a preservação dos peixes que habitam essa água é fundamenta para a preservação dos ecossistemas.

“A pesca predatória, a poluição e a destruição aquática ameaçam a preservação das espécies de peixes. Portanto, o cuidado com os rios e a preservação das espécies garantem a nossa própria sobrevivência e das gerações futuras”, comenta a delegada.

Divulgação

Pescado apreendido em Poconé

Destinação
Foi realizado um termo de doação do pescado apreendido, que, após perícia, foi destinado para o Lar dos Idosos, em Cuiabá. Os peixes apreendidos que não estavam em acordo com a legislação e os peixes encontrados ainda com vida foram soltos no Rio Cuiabá.

Orientações
O trabalho de fiscalização também teve foco educativo e foi estendido para 14 pontos de acampamentos de pescadores e quatro empreendimentos que exploram o turismo de pesca no Rio Cuiabá. Ao todo foram orientadas 52 pessoas, com informações sobre a atual legislação, totalizando 87 pessoas abordadas e fiscalizadas.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Veja a programação de hoje das novelas

NO RANCHO FUNDO – Globo, 17h35 Os Leonel comemoram a...

Brasil atinge 80 mil focos de queimadas, 30% acima da média histórica em 2024

Dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas...

Você não está sozinho

Quantas pessoas neste mundo se sentem sozinhas sem ter...
Feito com muito 💜 por go7.com.br