sexta-feira, 4 outubro 2024
- Publicidade -
39.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Sem filhos: cresce número de cirurgias de esterilização no Brasil

Cirurgias de vasectomia tiveram um aumeto de 40% e as de laqueadura cresceram 80% em 2023

O número de cirurgias para esterelização – tanto de homens, quanto de mulheres – deu um salto no último ano, no Brasil. Para especialistas, um reflexo direto de mudanças na legislação.Desde março de 2023, a idade mínima para realizar o procedimento passou de 25 para 21 anos. Além disso, não é mais necessário ter o concentimento do companheiro ou companheira e nem já ter filhos.

O aumento foi o seguinte:

  • 80% no caso de laqueaduras (cirurgia feita em mulheres)
  • 40% no caso de vasectomias (cirurgia feita em homens)

E esses são os dados apenas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por que não ter filhos?

Segundo reportagem da revista Veja, um estudo aponta que um dos principais motivos é o financeiro. Um em cada três casais diz temer o alto custo para manter uma criança.

Esse dinheiro acaba sendo investido por quase metade desses casais (48%) em experiências particulares, especialmente viagens.

Além disso, quase 70% deles disseram ter certeza que de que não vão se arrepender da decisão de não ter filhos, quando estiverem mais velhos.

Tendência crescente

A mudança na lei, de fato, ajudou as pessoas que sabem que não querem ter filhos. Mas esse “fenômeno” não surgiu da noite para o dia. Desde 1999 a taxa de famílias sem crianças vem crescendo no Brasil.

  • 1999 – 13,3%
  • 2009 – 17,1%
  • 2019 – 18,3%
  • 2020 – 19%

E se, por um lado, isso representa um maior controle da taxa de natalidade; por outro, pode se tornar um problema para sustentar a Previdência. Já em 2035 teremos mais pessoas se aposentando do que entrando no mercado de trabalho no Brasil.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br