sexta-feira, 18 outubro 2024
- Publicidade -
36.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Mato Grosso tem 501 unidades que vão receber novos medicamentos grátis do Farmácia Popular

Novos medicamentos incluem indicados para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite

O Ministério da Saúde (MS) anunciou que vai passar a ofertar 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita para população, nas unidades cadastradas do programa Farmácia Popular do Governo Federal. Atualmente, Mato Grosso tem 501 unidades que serão beneficiadas. Dos 41 itens entregues pelo Ministério da Saúde, 39 passarão a ser entregues gratuitamente somando 95% dos medicamentos da lista. Os dados das farmácias cadastradas estão disponíveis no portal do MS.

Entre os medicamentos ofertados de graça, estão os indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais, além de fraldas e absorventes. Os demais, o ministério custeava até 90% do valor e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.

Agora, a nova lista foi contempla a distribuição grátis de remédios indicados para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.

Em Mato Grosso, a maioria das farmácias cadastradas no programa está em Cuiabá, Rondonópolis (212 km de Cuiabá), Sinop (480 km de Cuiabá), Alta Floresta (791 km de Cuiabá), Barra do Garças (500 km de Cuiabá) e Lucas do Rio Verde (333 km de Cuiabá).

PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR

Criado pelo Governo Federal em 2004, o programa tem objetivo de disponibilizar medicamentos e outros insumos de saúde para a população em situação de vulnerabilidade. Foi relançado pelo presidente Lula (PT), no ano passado, com a inclusão de novas gratuidades, sendo remédios para osteoporose e anticoncepcionais.

Em 2024, a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública de ensino foi implementado no programa. Em 20 anos, mais de 70 milhões de cidadãos brasileiros foram beneficiados, segundo informou o MS.

 

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Dr. Ajuda: faz mal tomar várias vacinas no mesmo dia?

Há muitas dúvidas sobre se receber várias vacinas no...

Em 775 cidades do país, nenhuma mulher foi eleita vereadora

Nas eleições municipais deste ano, 775 municípios brasileiros não elegeram...

Bolsa Família e Auxílio Gás: pagamentos começam nesta sexta-feira (18)

A CAIXA inicia nesta sexta-feira, dia 18, o pagamento do Bolsa...

Suposto esquema de venda de sentenças de Zampieri é capa da Revista Veja

O suposto envolvimento de membros do Superior Tribunal de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br