segunda-feira, 23 setembro 2024
- Publicidade -
37.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Quase o dobro em 10 anos: por que cada vez mais idosos continuam trabalhando no Brasil?

Um dado relevante da pesquisa é que esses trabalhadores idosos ocupam, na maioria, cargos que exigem pouca qualificação e, consequentemente, têm salários mais baixos

Você é daqueles que não vê a hora de se aposentar? Pois saiba que temos uma geração de “velhinhos” fazendo o caminho contrário. Uma pesquisa apontou que, na última década, o número de idosos com mais de 60 anos no mercado de trabalho brasileiros quase dobrou.

Em 2012, eles representavam cerca de 3,3% da proporção dos trabalhadores formais no país. Dez anos depois, essa proporção aumentou para 5,8%. Em números absolutos, isso representa mais de 3 milhões de idosos.

Mas se você se está achando que se trata apenas de “vovôs e vovós” cansados de ficar em casa, precisa ver esse outro dado da pesquisa: a maioria desses profissionais ocupam cargos com baixa qualificação e salários.

São motoristas, cozinheiros, vigias… ou seja, embora a pesquisa não afirme isso categoricamente, dá pra supor que se trata de pessoas que precisam continuar trabalhando.

Entre as profissões com mais qualificação e salários maiores, como médicos, advogados e engenheiros, o número de aposentados que ainda estão no mercado de trabalho formal é menor.

A culpa é da Reforma da Previdência?

Os números sugerem que sim, já que a Reforma da Previdência passou a valer em 2019.

Desde as regras mudaram, passou a existir uma idade mínima para se aposentar: 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres. Um fator que, por si só já explicaria o fato de haver mais pessoas com mais de 60 anos ainda no mercado formal de trabalho.

Além disso, as regras para o tempo de contribuição também ficaram mais rígidas e foram alteradas no caso do cálculo da contribuição. Em outras palavras, tem gente recebendo menos do que esperava, o que pode também pode explicar a decisão de continuar trabalhando.

Estamos mais velhos

Lembrando que as mudanças foram necessárias porque estamos ficando mais velhos. Os gastos públicos com a Previdência só aumentam e não há uma expectativa de mudança para isso.

Na realidade, as projeções são de que, já em 2035, teremos mais pessoas se aposentando do que entrando no mercado de trabalho.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Violência contra mulheres em Mato Grosso tem aumento de 113,48% em 2024

O Ligue 180 registrou aumento na denúncia no combate...

Eleições 2024: 7 mil câmeras do Vigia Mais MT irão reforçar segurança

Câmeras do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de...

Gramática: 5 regras de uso da vírgula para não esquecer mais

A pontuação é uma das partes mais essenciais do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br