domingo, 20 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
30.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Governo vai priorizar habilitação de empresas na ZPE. Lideranças locais pedem agilidade

O governo federal dará prioridade aos processos de habilitação de empresas interessadas em se instalar na Zona de Processamento de Exportação de Cáceres, em Mato Grosso. Ao menos é o que afirmaram os ministros que marcaram presenças no evento de apresentação do projeto Rota Quadrante Rondon, na última sexta-feira (21), em Cáceres.

Estiveram presentes no evento os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Fávaro anunciou que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços fará vistorias na ZPE de Cáceres no próximo dia 03 de julho.

Até o momento, são quatro empresas que apresentaram seus projetos e formalizaram pedidos de instalação na ZPE. Na ocasião, Carlos Fávaro garantiu que as análises dos pedidos de habilitação destas quatro primeiras empresas serão colocadas como prioridade em Brasília.

Os pedidos de habilitação estão em processo de análise no Conselho Nacional das ZPEs. Contudo, a demora nas liberações é motivo de apreensão, já que a morosidade pode provocar perda de interesse das empresas. As lideranças políticas e empresariais de Cáceres e de Mato Grosso pedem que o processo seja mais ágil e criticam a morosidade verificada até agora.

A demora se dá mesmo com todas as etapas administrativas e de gestão cumpridas dentro dos prazos estabelecidos conforme as exigências legais pela Administradora da ZPE de Cáceres (AZPEC), comandada pelo seu presidente, engenheiro Adílson Domingos dos Reis.

O senador mato-grossense Jayme Campos, do União Brasil, criticou há alguns dias a situação e afirmou que Mato Grosso corre o risco de perder os investimentos contratados. Campos disse ainda que esse nível de burocracia é “um verdadeiro absurdo”.

Por outro lado, o ministro Carlos Fávaro anunciou que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços deve fazer vistorias na ZPE de Cáceres no próximo dia 03 de julho.

Ministra Simone Tebet: “Mato Grosso está muito mais perto da China e do mundo asiático. “Não tem sentido processar os produtos lá no porto de Santos”.

Amanhã, terça-feira (25), Carlos Fávaro terá uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, quando pedirá prioridade para a aprovação das primeiras empresas a se instalarem na ZPE.

Já a ministra do Planejamento, Simone Tebet, lembrou que olhando o mapa Mato Grosso está muito mais perto da China e do mundo asiático, pelo Pacífico, pelo Chile, portanto não tem sentido processar os produtos lá no porto de Santos.

Ao todo, o projeto das Rotas de Integração Sul-Americana prevê 10 obras de infraestrutura em Mato Grosso, todas já incluídas no Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, e com recurso garantido no orçamento federal, uma delas é a ZPE de Cáceres.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (20/10/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Carro sai da pista, capota e mata motorista de 34 anos em Barra do Bugres

Homem identificado como W.W.O., 34 morreu em um acidente...
Feito com muito 💜 por go7.com.br