sexta-feira, 18 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
25.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Microempreendedores de Nobres potencializam atrativos para atrair turistas

Região oferece passeios de flutuação, boiacross, o 2º passeio de quadriciclo com selo do ISO no país e delícias da gastronomia mato-grossense; conforme o Sebrae, 39% dos moradores de MT deixam de viajar pelo estado por desconhecer suas belezas

De acordo com uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), divulgada em junho deste ano, 39% dos moradores de Mato Grosso deixam de viajar pelo estado por ter pouco conhecimento sobre os atrativos turísticos. Para levar os mato-grossenses até as belezas paradisíacas de Nobres (122 km de Cuiabá), a entidade começou a desenvolver programas com os empreendedores locais, ensinando-os a como utilizar as potencialidades naturais para incrementar seus negócios e atrair visitantes.

Na cidade, os turistas são levados a desbravar o Cerrado. A cerca de 2h de carro do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, o município de Nobres é o destino certo para aqueles que buscam aventuras. A região oferece passeios de flutuação, boiacross, o segundo passeio de quadriciclo certificado com o selo da ISO no país e delícias da gastronomia mato-grossense. O HNT fez o circuito.

39% dos moradores de MT deixam de viajar no estado pelo pouco conhecimento sobre os atrativos turísticos

O distrito de Vila Bom Jardim, a 65 km do Centro, foi a primeira parada. A reportagem foi recebida na Pousada Reino Encantado, que esconde as nascentes que formam as conhecidas lagoas azul. O local é rústico, com construção simples, oferecendo um convite para se desligar da correria da cidade e oferece a atividade de flutuação pelo valor de R$ 200. Antes de molhar os pés, os turistas tomam café com queijos produzidos na comunidade e recebem o equipamentos – snorkel, sapatilha e colete. Para aqueles que desejam registrar o momento, é possível alugar uma câmera aquática por R$ 50, que faz fotos e vídeos. Em seguida, a trilha leva os grupos mata adentro até a água.

Peixes de espécies populares em Mato Grosso, como dourados, dão as boas-vindas e os instrutores iniciam a familiarização com a água. Os primeiros minutos são mais difíceis, o desafio é aprender a controlar a ansiedade e puxar o ar pelo bocal do snorkel. Mas, o esforço compensa ao abrir os olhos e, embaixo d’água, ver a lagoa ganhando novas cores. A flutuação no Reino Encantado dura cerca de 1h30, depende do ritmo dos participantes. No meio do percurso, o guia faz pequenas paradas para descanso e, no final, há a parada para fotos.

Camila Ribeiro/HNT

Turista alemão em Nobres

Mike Picke, morador da cidade de Karlsruhe, na Alemanha

As nascentes são um chamariz para os gringos. Mike Picke, morador da cidade de Karlsruhe, na Alemanha, escolheu o destino em sua primeira viagem ao Brasil. “Sem dúvidas, a natureza que o Brasil nos permite conhecer é o que me trouxe aqui com a minha esposa”, falou o alemão ao Hipernotícias.

PÔR DO SOL SOBRE RODAS

Ainda na Vila Bom Jardim, outra atração tem se popularizado entre aqueles que gostam de acelerar. O passeio de quadriciclo no entardecer reserva adrenalina sobre rodas. O serviço é oferecido pela Bom Jardim Adventure. Essa é a segunda empresa no Brasil com o selo ISO. Apenas outra, no Rio de Janeiro, dispõe da certificação.

Reprodução

Quadricilo Nobres

O espetáculo do pôr do sol brinda os aventureiros

Somente motoristas com carteira de habilitação para moto ou carro podem pilotar o carro. Os turistas cortam as ruas do povoado até o ponto mais alto do distrito, que dá para uma vista panorâmica. É dali que o espetáculo do pôr do sol é assistido e as fotos são feitas para eternizar o momento.

TURISMO COMO POTENCIAL

“O turismo é uma característica pujante de Nobres”, diz Fabíola Lima do Sebrae-MT

A gestora de Turismo do Sebrae-MT, Fabíola Lima, acompanha o crescimento dos empreendedores. Ela disse que a consultoria da entidade é feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo de Nobres. As pousadas são visitadas e os especialistas dão dicas desde o marketing até a gestão das finanças. Um diferencial é a exclusividade com a qual os negócios são abordados. Para aqueles voltados ao turismo de aventura, como a Bom Jardim Adventure, por exemplo, o Sebrae-MT conseguiu elevar o nível da segurança.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Fim de semana tem risco de temporais para todo o Estado

Após meses de calor excessivo e ar seco, as chuvas...

Cantora travesti faz dança erótica em universidade federal; veja vídeo

Tertuliana Lustosa, cantora e compositora da banda “A Travestis”,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br