sábado, 19 outubro 2024
- Publicidade -
31.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Relatório revela cidades onde comprar uma casa é quase impossível; veja

Cinco das 10 cidades menos acessíveis do ranking estão localizadas na Costa Oeste dos Estados Unidos e no Havaí

O sonho da casa própria se torna cada vez mais distante para muitos, principalmente em grandes centros urbanos. De acordo com o relatório anual da Demographic International Housing Affordability, que analisa o custo de moradia global há 20 anos, 10 cidades agora são consideradas “impossivelmente inacessíveis” devido aos preços exorbitantes dos imóveis.

Cinco das 10 cidades menos acessíveis do ranking estão localizadas na Costa Oeste dos Estados Unidos e no Havaí, incluindo San José, Los Angeles, São Francisco, San Diego e Honolulu. A Austrália também marca presença com Sydney, Melbourne e Adelaide.

Hong Kong lidera com maior taxa de inacessibilidade

No topo da lista está Hong Kong, conhecida por seus apartamentos minúsculos e altos custos de vida. A taxa de aquisição de habitação na cidade é a mais baixa entre as pesquisadas, com apenas 51%, em comparação com Singapura (89%), que possui um forte compromisso do governo com habitação pública.

Fatores que contribuem para a inacessibilidade

O relatório aponta diversos fatores que contribuem para a inacessibilidade da moradia:

Aumento do home office durante a pandemia: A busca por casas com mais espaço e fora dos centros urbanos impulsionou os preços.

Políticas de uso do solo: A “contenção urbana”, que visa limitar a expansão das cidades, restringe a oferta de terrenos, elevando os preços.

Acumulação de imóveis por investidores: A compra de casas por investidores para fins de aluguel ou especulação diminui a disponibilidade de imóveis para compra própria.

Cidades mais acessíveis

Apesar do cenário preocupante, o relatório também identifica cidades mais acessíveis, como Pittsburgh, Rochester e St. Louis nos EUA; Edmonton e Calgary no Canadá; Blackpool, Lancashire e Glasgow no Reino Unido; e Perth e Brisbane na Austrália.

Alerta para a classe média

O estudo destaca que a classe média é a mais afetada pela escalada dos custos da terra e da moradia. “A contenção urbana leva à escassez de oferta e ao aumento dos preços”, afirma o relatório.

Metodologia do Relatório

O relatório da Demographic International Housing Affordability mede a acessibilidade da moradia utilizando a razão entre o preço médio da habitação e a renda familiar média bruta. Os dados são coletados em 94 mercados ao redor do mundo e a pesquisa é realizada há 20 anos.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

FILMES – ‘Robô Selvagem’ confia na magia infantil com visão da maternidade

"Robô Selvagem", novo filme da Dreamworks, já impressiona nos...

Mato Grosso foi o estado com o etanol mais barato de todo o País

Dados da última análise do Índice de Preços Ticket...

Veja a programação de hoje das novelas

NO RANCHO FUNDO – Globo, 17h35 Ariosto nega ter roubado...

BNDES oferece mais de R$ 9 bilhões em crédito a pequenos negócios

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e...
Feito com muito 💜 por go7.com.br