sexta-feira, 20 setembro 2024
- Publicidade -
37 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Governo Federal sanciona lei que prioriza cuidado às pessoas com Alzheimer ou demências

Lei estabelece diretrizes para capacitação de profissionais de saúde públicos e privados para identificar sinais da doença

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta quarta-feira (05.06) lei que cria a Política Nacional de Cuidado Integral às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências. O texto determina prioridades no tratamento das doenças relacionadas às demências. A medida consta do Diário Oficial da União (DOU).

“A Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências será efetivada por meio da articulação multissetorial, especialmente de áreas como saúde, previdência e assistência social, direitos humanos, educação, inovação, tecnologia e outras que se mostrem essenciais nas discussões e implementação da Política”, diz trecho da norma.

O texto considera demência a síndrome, usualmente de natureza crônica ou progressiva, na qual existe a deterioração da função cognitiva ou da capacidade de processar o pensamento além da que pode ser esperada no envelhecimento normal, afetando a memória, o raciocínio, a orientação, a compreensão, o cálculo, a capacidade de aprendizagem, a linguagem e a capacidade de julgamento do indivíduo, resultante de uma variedade de doenças e lesões que afetam o cérebro, tais como a doença de Alzheimer e a demência vascular.

A lei estabelece diretrizes como a capacitação dos profissionais de saúde públicos e privados para a prevenção, identificação de seus sinais e sintomas em fases iniciais, e assistência e integração dos serviços de saúde existentes.

O texto cita que os órgãos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão incluir em sistemas de informação e registro notificações relativas à ocorrência da doença de Alzheimer e outras demências.

O SUS ainda terá a função de apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de tratamentos e de medicamentos para a doença de Alzheimer e outras demências em colaboração com organismos internacionais e instituições de pesquisa.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Os carboidratos mais saudáveis que não atrapalham a dieta

Os carboidratos têm uma má reputação por contribuir para...

Como Corinthians reagiu na temporada e dá esperanças ao torcedor na luta contra a queda

A situação do Corinthians no Campeonato Brasileiro continua bastante...

Bolsa Família: pagamentos continuam nesta sexta-feira (20)

Nesta sexta-feira (20), a CAIXA realiza o pagamento do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br