sábado, 21 setembro 2024
- Publicidade -
42 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Tem alergia? Conheça as raças de gatos que são ‘hipoalergênicas’ e adote um pet

Muitas pessoas sonham em ter um gatinho, mas algumas delas sofrem com alergia a gato, o que pode dificultar a situação. Porém, nem tudo está perdido! Isso porque existem raças de gato hipoalergênico que podem te ajudar a ter um bichano sem passar perrengue com sintomas alérgicos.

Segundo dados de uma pesquisa da marca Purina Pro Plan, uma a cada cinco pessoas possui alergia a gato. Ou seja, não é nada difícil encontrar um alérgico a felinos. Se você faz parte dessa estatística, confira algumas raças de gato hipoalergênico neste post!

Afinal, os gatos causam alergia?
Muitas pessoas acreditam que o grande vilão na alergia a gatos são os pelos. Porém, o que causa esse problema, em 95% dos casos, é a proteína Fel D1, que está presente na saliva e nas glândulas sebáceas do felino. Ao se lamber, o bichano espalha o alérgeno em seus pelos, que acabam por se espalhar pelo ambiente depois.

Por conta desses pelos e alérgenos pelo ambiente é que quem é alérgico a gato sofre com as crises de espirros mesmo quando o felino não está por perto. Além disso, outros fatores como a raça do gato, higiene do ambiente e o tamanho do imóvel também podem influenciar no nível da crise alérgica.

Outro ponto que os gateiros alérgicos precisam saber é que todos os gatos produzem a proteína Fel D1, porém, o nível no organismo pode variar dependendo da raça e do sexo. Os gatos machos, principalmente os não castrados, produzem o alérgeno mais do que gatas fêmeas.

Existe gato hipoalergênico?
Como mencionamos, a raça faz diferença, pois algumas produzem em menor nível as substâncias responsáveis pela alergia a gato, como a Fel D1. Essas raças são conhecidas como gatos hipoalergênicos e, apesar de não serem totalmente isentas de causarem problemas aos alérgicos, causam menos sintomas.

Se engana quem pensa que os gatos hipoalergênicos são aqueles que não possuem pelos, como o Sphynx. Na verdade, entre as raças você pode encontrar desde as com pelos longos até as com pelos curtos, já que o que realmente faz a diferença é o seu nível de produção de alérgeno.

Além disso, hoje já existem rações para ajudar gatos com tutores alérgicos, como é o caso da ração Pro Plan Live Clear, que auxilia neutralizando e reduzindo em média 47% do alérgeno no organismo do bichano.

Raças que não causam alergia
Além de medidas de higiene – como manter o ambiente limpo e ventilado – e nutricionais, para ter um gatinho sem ter grandes problemas com crises alérgicas, vale adotar um gato hipoalergênico. Confira algumas raças:

Gato Balinês
O Balinês é um gato hipoalergênico de pelos longos e esbeltos. Essa raça é descendente do Siamês, por isso sua aparência é tão semelhante a dele. Ele possui um corpo esguio e comprido, por isso, é importante tomar cuidado para que ele não fique com excesso de peso.

Além disso, outra curiosidade é que eles são muito carinhosos com seus tutores e adoram brincar nas alturas. Portanto, ao ter um gato Balinês é importante ter medidas de enriquecimento vertical para gatos em casa – ou ter paciência para ver esse gatinho querendo pular em todos os móveis.

Gato Siberiano
Outro felino suuuuper lindo e de pelos longos é o gato Siberiano, que é hipoalergênico. Seus pelos são capazes de o protegerem contra temperaturas baixas, tanto que esses felinos são conhecidos como os mais resistentes ao frio.

A origem da raça é russa e ucraniana, sendo resultado do cruzamento entre gatos selvagens e domésticos. Por isso, é um excelente caçador, mas muito carinhoso e atencioso.

Cornish Rex
O Cornish Rex é uma raça de aparência exótica, já que seu pelo é bem curto e encaracolado. Esses felinos possuem um temperamento amoroso com seus tutores e adoram brincar, principalmente com crianças.

Essa raça não é de fato hipoalergênica, mas podem causar menos sintomas aos tutores devido à pelagem ser mais curta e soltar menos.

Gato Bengal
Outra raça que possui uma pelagem bem exótica é o gato Bengal. Esses felinos, que lembram uma onça, têm origem do cruzamento entre um gato doméstico e o Gato-leopardo. Ou seja, se trata de uma raça híbrida.

Apesar das origens selvagens, o Bengal é muito extrovertido, brincalhão e comunicativo. Além disso, se destaca por sua inteligência e carinho. É um ótimo bichano para quem procura por gato hipoalergênico, já que por ser uma raça que não se lambe com frequência, possui menos alérgenos em seu corpo. Outro motivo, é que esses gatos têm pouca queda de pelo, o que também diminui a proliferação dos agentes alérgicos no ambiente.

Gato Azul Russo
De olhos verdes e pelagem cinza cintilante, o Gato Azul Russo pode ser uma ótima opção para os gateiros alérgicos. Isso porque esses felinos possuem pouca queda de pelo e produzem menos proteína Fel D1.

Essa raça é sensível e amorosa, sendo mais reservada em alguns momentos. Esses bichanos gostam de uma vida mais tranquila e caseira, perfeito para tutores que possuem um estilo de vida mais calmo.

Devon Rex
Assim como outros que citamos aqui, esse gatinho também tem a aparência exótica, principalmente quando reparamos em seu pelo, que é bem curtinho e ondulado – não à toa, o Devon Rex é conhecido como “gato poodle”. Sua pelagem conta apenas com uma camada, tem crescimento lento e possui pouca queda.

Para quem quer um gato que goste de ficar no colo, o Devon Rex pode ser uma ótima escolha, já que ama ficar deitado junto de seu tutor e demonstrar todo seu afeto. Por ser uma raça dependente, não é uma boa escolha para quem fica muito tempo fora de casa. Além de amorosos, esses felinos são muito curiosos e inteligentes!

Conheça bem a raça antes de adotar
Como vimos, todos os gatos produzem a proteína Fel D1, que é a principal, mas não única, responsável por causar crises alérgicas nas pessoas que são alérgicas a gatos. Por isso, uma alternativa pode ser adotar gatos que produzam em menor quantidade o alérgeno, como é o caso das raças: Balinês, Siberiano, Cornish Rex, Bengal, Azul Russo e Devon Rex.

Outras medidas como: deixar a casa ventilada, higienizar rigorosamente o ambiente e as roupas e oferecer uma alimentação que neutralize e diminua os agentes alérgenos também são boas recomendações.

Além disso, vale lembrar que a falta de pelos não significa que o gato seja hipoalergênico. Sendo assim, antes de adotar é preciso ter certeza de que o felino não apresenta grandes sintomas nas crises alérgicas. O indicado é passar alguns momentos junto como pet escolhido para ver as reações.

Gostou de conhecer as raças de gato hipoalergênico e já pensa em adotar um?

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (21/09/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado, diz TSE

A regra está prevista no parágrafo 1º do artigo 236...

Veja a programação de hoje das novelas

NO RANCHO FUNDO – Globo, 17h35 Em conversa com Blandina,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br