sexta-feira, 18 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
23.7 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Beber água sem ter sede e se abrigar onde houver ar-condicionado são dicas para onda de calor

Temperaturas devem ficar na casa dos 40°C até domingo, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) publicou um alerta com orientações à população diante da onda de calor que atinge o Estado, iniciada nesta quinta-feira (14) e que segue até este domingo. As temperaturas devem ficar na casa dos 40°C, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu o alerta.

Entre as medidas necessárias estão beber bastante água, mesmo sem sentir sede; procurar abrigos com ar-condicionado ou locais mais frescos durante as horas mais quentes do dia; evitar atividades físicas durante o período de calor; usar protetor solar e roupas leves e ter resfriadores evaporativos e/ou cortinas para manter a temperatura interna mais amena.

A coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene da Costa Barros, explicou que esses e outros cuidados são imprescindíveis para este período, visto que as ondas de calor representam sérios riscos à saúde humana e podem causar hipertermia, desidratação, problemas respiratórios e agravamento de condições médicas pré-existentes.

“Durante o calor extremo, as pessoas podem ter convulsões, confusão mental, fraqueza, tontura, náusea, insolação, falta de ar, entre outros problemas. Por isso é importante ficarmos em alerta aos cuidados necessários para amenizar o impacto do calor sobre nossa saúde”, disse Marlene.

Conforme o Instituto, a umidade relativa do ar deve atingir 30% no sábado (16.12) e 20% no domingo, ou seja, próxima a registrada em regiões desérticas e abaixo do ideal para saúde humana, que precisa de uma umidade entre 50% e 60%, de acordo com o preconizado pela Organização Mundial da Saúde.

Segundo o Inmet, o fenômeno acometerá vários estados do Brasil, inclusive Mato Grosso. Para minimizar o impacto desse fenômeno na população mato-grossense, o alerta da SES lista diversas atitudes para uma vida com mais qualidade em períodos de alta temperatura.

ANIMAIS

Ao contrário de ser humano, os cães não transpiram tendo por isso uma maior necessidade de se abrigar do calor para controlar a sua temperatura. Na impossibilidade de encontrarem superfícies frias ou sombras, o cão aumenta a ventilação pulmonar e fica com a respiração ofegante. Mas, infelizmente, este mecanismo de arrefecimento é muito menos eficaz que a transpiração, à vista disso deve-se: evitar horários de calor excessivo para passeios e exercícios. De preferência para o início da manhã, fim de tarde ou à noite, lembrando de levar água e pote para que o animal possa se hidratar durante o trajeto; priorizar passeios na sombra, em parques e área pets.

As intruções completas, que vão desde o cuidado com a saúde animal, podem ser acessadas clicando aqui.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br