sexta-feira, 18 outubro 2024
- Publicidade -
23.7 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Alto Paraguai e outros quatro municípios do MT estão entre as mais violentas da Amazônia

Alto Paraguai, Aripuanã, Colniza, Nova Maringá e São José do Rio Claro são os cinco municípios de Mato Grosso que figuram entre os mais violentos da Amazônia Legal. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em dados de 2022.

A média de mortes violentas intencionais nos nove estados da Amazônia Legal é 45% maior do que a do Brasil inteiro. A região de referência é uma área delimitada em 1953 por lei federal com o objetivo de criar políticas para o desenvolvimento socioeconômico da região e é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. No total, a região tem 772 municípios.

Alto Paraguai, no Centro-Sul do estado: Presença de facções torna município um dos mais violentos.

Segundo o estudo “Cartografias da violência na Amazônia”, os nove estados somados tiveram taxa de 33,8 mortes a cada 100 mil habitantes em 2022, enquanto o país registrou no mesmo ano taxa de 23,3 para cada grupo de 100 mil.

Os dados levam em consideração os registros de quatro crimes: homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes em decorrência de intervenção policial.

O levantamento mostra ainda que 15 municípios apresentaram taxa média de violência letal acima de 80 mortes por 100 mil habitantes entre 2020 e 2022, a maioria nos estados do Pará e Mato Grosso.

Do total de 772 municípios da Amazônia Legal, o levantamento identificou que ao menos 178 possuem presença de facções. Entre os municípios mais violentos da Amazônia Legal, oito são do Pará e cinco de Mato Grosso.

 

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br