De acordo com o IBGE, no primeiro trimestre de 2023 (de janeiro a março), a renda média do brasileiro era de R$ 2.880. Um pouco mais que dois salários mínimos (R$ 1.320).
Já o levantamento feito pela Brunch e pela Youpix apontou que mais da metade dos influenciadores digitais no Brasil recebem até R$ 5 mil por mês. Quase 4 vezes o valor do salário mínimo no país.
Não surpreendentemente, portanto, a pesquisa revelou que 81,4% desses criadores de conteúdo já vivem, exclusivamente, com o dinheiro que ganham desse trabalho nas redes sociais.
Nem tão glamuroso, nem tão (in)estável assim
Se quando você pensa em criadores de conteúdo digital só te vêm à mente a imagem de youtuber milionários ou adolescentes fazendo vídeos de dancinhas, você precisa saber que:
- menos de 7% dos influenciadores digitais no Brasil ganham mais de R$ 20 mil por mês
- 8,6% deles têm menos de mil seguidores, são os chamados microinfluenciadores
- 39% não aceitam mais trabalhos sem, antes, assinar um contrato
- 47% já não trabalham mais só em troca de permutas
É verdade, ainda é uma carreira de incertezas: 70% deles disseram que, depois da etapa de negociação, já acabaram aceitando trabalhos por valores muito abaixo do que tinham pedido inicialmente. Mas pelo menos 26% desses influenciadores digitais têm uma ou mais parcerias mensais.
A pesquisa mostrou, aliás, de onde vem o dinheiro que paga essas pessoas. Quando perguntados sobre qual tipo de trabalho gera mais renda, as respostas foram as seguintes:
- 50,9% – trabalhos para marcas
- 10,7% – consultorias e mentorias
- 7,6% – cursos e infoprodutos
- 7,3% – adsense
Perfil do trabalho de influenciador digital no Brasil
A pesquisa também trouxe dados de como e onde os influenciadores digitais brasileiros estão atuando mais. E eles apontam para uma tendência de profissionalização, mesmo!
Isso porque, embora o Instagram ainda seja – disparado – a plataforma mais utilizada, o LinkedIn – que é uma rede mais volta a negócios e contatos profissionais – vem crescendo.
Além disso, de acordo com executivos da Youpix, os influenciadores vêm demonstrando um certo amadurecimento dessa carreira, criando um movimento que expõe menos suas rotinas e privacidade e dá mais ênfase a um conteúdo mais estratégico.
Isso fica mais claro de entender quando olhamos para os 3 diferentes perfis de atuação desse profissionais, segundo a pesquisa.