domingo, 29 setembro 2024
- Publicidade -
Dengue
25.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Protesto na Avenida Paulista ganha atenção da mídia global: ‘Brasil luta por liberdade’

Aljaazera, Washington Post, Bloomberg e outros veículos cobriram a manifestação que marcou o 7 de setembro.

A convocação do ex-presidente  para um ato no dia 7 de setembro, com o objetivo de protestar contra o ministro  e a censura imposta à rede social X/Twitter, teve grande repercussão na mídia internacional. Mídias de renome relataram o protesto, destacando tanto o número de participantes quanto o cenário de radicalização política no Brasil.

A presença de milhares de manifestantes em São Paulo foi mencionada pelo jornal árabe Al Jazeera, que destacou o foco do protesto na “liberdade de expressão”. As críticas à decisão do Supremo Tribunal Federal foram ressaltadas, coincidindo com as celebrações do Dia da Independência em Brasília, lideradas pelo presidente Luiz Inácio  da Silva. O veículo também enfatizou que o ato tinha como um dos seus objetivos a derrubada de Moraes, em meio a uma onda de insatisfação popular com a “escalada autoritária”.

O The Washington Post, nos Estados Unidos, categorizou o protesto como uma reação direta ao bloqueio do X/Twitter, relatando a grande quantidade de manifestantes em trajes verde e amarelo. O periódico destacou placas louvando Elon Musk e o aspecto polarizador da ação de Moraes, que até suscitou críticas de opositores de Bolsonaro. O acontecimento, de acordo com a mídia americana, demonstrou mais uma vez o poder de mobilização da direita brasileira, particularmente por ocorrer na véspera das eleições municipais.

 

A Bloomberg, por sua vez, caracterizou o protesto como uma tática de Bolsonaro para revigorar a base conservadora, utilizando a decisão de Moraes como combustível para a direita. O tabloide destacou a solicitação do ex-presidente para que o  intervenha nas ações do STF, especialmente as de Moraes.

 

 

Publicações internacionais adicionais, como o OneIndia e o Jersey Evening Post, também relataram o evento, destacando o aumento da indignação no Brasil e as descobertas de que o judiciário estaria auxiliando o governo de Lula para reprimir a oposição política. O Jersey Evening Post enfatizou a potência da mobilização em São Paulo, equiparando o evento de 7 de setembro à manifestação que aconteceu em fevereiro, ambas enchendo a Avenida Paulista.

 

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Mulheres ganham 27,7% a menos que homens em MT, aponta pesquisa

Em Mato Grosso, as mulheres ganham 27,7% a menos do...

Veja a programação de hoje das novelas

NO RANCHO FUNDO – Globo, 17h30 Blandina pede perdão pelo...
Feito com muito 💜 por go7.com.br