sexta-feira, 18 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
23 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

10 carros que já saíram de linha… e que ainda vão sair

Dizer adeus nunca é fácil. Mesmo para um bem material como um carro. A descontinuação de um veículo abre um vazio no mercado, na fábrica e em alguns coraçõezinhos de consumidores apegados. Muitos carros já provocaram isso, pois saíram de linha este ano, enquanto outros ainda vão sair.

São casos de modelos que tiveram gerações substituídas. Ou mesmo carros que saíram de linha lá fora em 2024 e por aqui tomarão o mesmo caminho. Tem também os casos de veículos que serão substituídos por uma outra família de automóveis ou ainda aqueles que não vendem (ou não vendiam) mais nada que justificasse sua permanência no mercado.

Confiram 10 carros que já saíram de linha e que ainda vão sair.

1. Peugeot 2008

A geração inaugural do 2008 já passou dessa para melhor e figura na lista dos 10 carros que já saíram de linha (Foto: Peugeot | Divulgação)

O ano começou com o 2008 em rito de despedida na fábrica da Stellantis de Porto Real (RJ). A primeira geração do crossover compacto lançada em 2015 ficou esquecida por muitos anos na prateleira da marca francesa. Até ganhou uma leve reestilização e alguns equipamentos em 2022.

A verdade é que o 2008 já estava defasado e agonizava nas concessionárias. Vendeu apenas 1.728 unidades em todo o ano de 2023. Finalmente a Peugeot lançou, recentemente, a segunda geração do SUV, alinhada com o modelo europeu – que já havia estreado por lá há quase seis anos.

Com isso, o velho 2008 foi o último Peugeot produzido no Brasil. O novo é feito em El Palomar, na Argentina, ao lado do hatch 208.

2. Chevrolet Cruze

O bom sedã da Chevrolet também pendurou as chuteiras e continua como boa opção para quem está interessado em um sedã médio (Foto: GM | Divulgação)

O segmento de hatches médios morreu no Brasil e o Cruze Sport6 há muito tempo era aguardado na lista dos carros que saíram ou sairiam de linha. Em 2023, foram apenas 432 unidades licenciadas. Uma pena, pois foi o último representante de uma carroceria tão legal – e que hoje só conhece veículos importados.

Na parte de sedãs, o Cruze também se despediu do mercado. Seguiu o mesmo caminho do Honda Civic e desistiu de brigar em um segmento que, além de perder força, é dominado pelo Corolla. O três-volumes médio da General Motors somou 1.278 unidades no ano passado, 5% de tudo que o rival da Toyota emplacou.

3. Renault Logan

Com 11 anos de mercado, Renault Logan engrossa a lista dos carros que sairão de linha em 2024 (Foto: Renault | Divulgação)

Outro que agonizava e que está entre os carros que devem sair de linha em breve. Tudo que a Renault produz do Logan é basicamente para atender a encomendas de frotistas. Para se ter ideia, dos 4.559 licenciamentos de 2023, 4.373 (ou 96%) foram para vendas diretas.

Ainda teve 2.510 unidades entregues este ano – apenas 18 para o varejo. Além disso, o sedã – projeto da romena Dacia – está muito defasado na categoria de compactos e não combina com a nova imagem que a Renault quer passar no Brasil. O carro deve sair de linha até para dar espaço para os novos projetos da marca, que incluem um SUV médio.

4. Nissan Leaf

Nissan Leaf nunca emplacou no Brasil e engrossa a fila da aposentadoria deste ano (Foto: Nissan | Divulgação)

O Leaf é um caso curioso. Já foi o elétrico mais popular do mundo, mas a Nissan demorou a renovar seu portfólio nesta categoria. O reflexo aqui foi inevitável e o carro ficou ainda mais ofuscado com a avalanche de modelos zero combustão com preços agressivos das marcas chinesas.

O elétrico da Nissan só vendeu 370 unidades em 2023 e neste ano não teve nem 30 licenciadas. Figura no site da marca japonesa como carro por assinatura com mensalidades a partir de R$ 7.999, porém deve sair de linha para abrir espaço para a importação do SUV Ariya.

5. Hyundai Creta Action

Creta Action manteve a carroceria original do SUV sul-coreano mesmo após atualização de 2021 (Foto: Hyundai | Divulgação)

A tendência é que a renovação da segunda geração do Creta, prevista para as próximas semanas, aposente aos poucos o SUV antecessor, que ainda sobrevive no mercado com o sobrenome Action. Não imediatamente, até porque o utilitário mais antigo acaba de ganhar gama 2025. Mas está entre os carros que devem sair de linha no ano que vem.

6. Renault Stepway

Com a chegada do Kardian, o Stepway ficou sem lugar na gama da Renault e tem registrado desempenho pífio de vendas (Foto: Renault | Divulgação)

A aposentadoria do Stepway segue a mesma lógica do Logan. O aventureiro da Renault acabou como único representante da família Sandero, porém seu conceito low cost e o apelo de espaço interno não têm mais potencial no mercado brasileiro.

No acumulado até agosto de 2024, foram 2.931 unidades comercializadas do Stepway. Destas, 67% para vendas diretas e encomendas de frotistas e locadoras. O carro deve sair de linha até o fim do ano.

7. Chevrolet Camaro

Figurinha ilustre entre os dos carros que sairão de linha, o Camaro está no bico do corvo desde o ano passado e até ganhou uma edição de despedida (Foto: GM | Divulgação)

O Camaro é um dos carros que vai sair de linha no Brasil com data marcada e série de despedida. A edição Collection, limitada a 125 unidades nas variantes cupê e conversível, marcará o fim da história do famoso muscle car por aqui. Não espere nenhum esportivo a combustão para o seu lugar…

8. Hyundai Ioniq

O Ioniq chegou atrasado, não emplacou e já subiu no telhado, mas Hyundai trará nova geração com estilo retrô futurista em breve (Foto: Hyundai | Divulgação)

O híbrido chegou aqui em 2022 para ser uma vitrine de eletrificação na Caoa Sempre, o serviço de carro por assinatura do então grupo representante dos importados da marca sul-coreana no país. Um ano depois, a empresa passou a vender o crossover em sua rede de concessionárias.

Com a saída do Grupo Caoa das operações diretas da fabricante, o modelo também teve a importação interrompida. Agora, a Hyundai Motor Brasil, dona do próprio nariz, prepara o lançamento do Ioniq 5, SUV 100% elétrico que deve ser lançado no último trimestre do ano.

9. Toyota Yaris

Apesar do bom volume de vendas, dupla Yaris e Yaris Sedan engrossam a lista dos carros que sairão de linha em 2024 para abrir espaço para novo SUV da Toyota (Foto: Toyota | Divulgação)

A família Yaris, hatch e sedã, está entre os carros que vão sair de linha não pela performance comercial – juntos, somam mais de 32 mil unidades negociadas no janeiro-agosto de 2024. Mas para abrir espaço para o Yaris Cross, o SUV baseado em projeto tailandês e com novo conjunto híbrido que será a porta de entrada da marca japonesa no Brasil a partir de 2025.

10. Citroën C4 Cactus

Com desempenho modesto e sublimado pelo C3 Aircross, C4 Cactus deverá seguir o mesmo destino do finado 2008, e engrossa a lista dos carros que sairão de linha (Foto: Citroën | Divulgação)

O crossover é figurinha rara nas lojas da marca. Em 2023, foram apenas 3.674 emplacamentos. Em 2024 não aparece nem entre os 40 SUVs mais vendidos do país, ou seja, abaixo das mil unidades. O carro deve sair de linha no Brasil e seguir fabricado em Porto Real (RJ) basicamente para exportação para mercados vizinhos.

10 carros que já saíram ou sairão de linha

  1. Peugeot 2008
  2. Chevrolet Cruze
  3. Renault Logan
  4. Nissan Leaf
  5. Hyundai Creta Action
  6. Renault Stepway
  7. Chevrolet Camaro
  8. Hyundai Ioniq
  9. Toyota Yaris
  10. Citroën C4 Cactus

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br