sábado, 28 setembro 2024
- Publicidade -
Dengue
31.2 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Como surgiram os bares? Descubra agora!

Tão antiga quanto a civilização é o interesse pelas bebidas alcoólicas. Aliás foi todo esse interesse que ambientes fossem criados para desfrutar de uma boa cerveja, vinho ou qualquer outro drink, o avô do que conhecemos hoje como bar.

Alguns arqueólogos encontraram potes de cerveja e estruturas que datam de 2700 a.C, ou seja, mais de 6,5 mil, em um sítio onde era uma antiga cidade da Suméria (Iraque nos dias de hoje). Com isso, decretaram que o lugar seria o mais antigo bar do mundo. As tavernas são tão antigas que foram mencionadas no Código de Hammburabi de 1772 a.C, eram estalagens que também serviam bebidas.

De onde vem a palavra bar?

Imagem de duas pessoas conversando em um bar, sentadas à mesa com copos de drinks. Ao fundo, outras pessoas em mesas, com destaque para a iluminação rosa predominante e dois lustres sobre as mesas.

É muito provável que os apreciadores de bebidas já tenham ouvido falar do pai dos bares, as tavernas. A princípio, o principal serviço era de hospedagem de viajantes. Porém, com o tempo, passaram também a ser um local para os moradores, onde podiam conversar, socializar e consumir bebidas e comidas.

Em determinado momento da história, para evitar que os consumidores atrapalhassem o serviço ao se debruçar sobre os balcões e atrapalharem o serviço do barman, as tavernas passaram a colocar um ferro ao longo das bancadas. Esse artificio recebia o nome de “barra”, e daí teria vindo o nome. Uma curiosidade interessante, é que a palavra em inglês “bar” já aparece em registros desde 1590.

Mas essa é apenas uma das histórias aceitas para a origem do bar. Outra vem dos Estados Unidos, que diz que alguns locais comercializavam mercadorias e algumas bebidas alcoólicas, que eram guardadas em estantes protegidas com barras.

Já a versão inglesa faz alusão as barras, mas diferente da que vimos anteriormente, essa barra diz respeito ao ferro que fica na parte de baixo dos balcões e que servem como apoio dos pés. Há também quem diga que a palavra “bar” vem do local onde se prendiam os cavalos nos antigos salões.

Bar: sinônimo de cultura

Imagem de um barman segurando um drink de um lado do balcão do bar, com vários utensílios acima. Do outro lado, diversas pessoas dançando e aguardando.

Tanta controvérsia a respeito da origem do nome e até mesmo do conceito de lugar para beber tem um motivo, afinal quem não quer ser o criador de um local adorado, ponto de encontro e diversão? Esses estabelecimentos foram mudando de forma e se adaptando para atender às necessidades de quem queria apreciar uma boa cerveja, dançar, encontrar os amigos, confraternizar e, mais tarde, ser o berço de famosas composições da música e também de criações mundialmente conhecidas, como os drinks.

Com o crescimento e a popularização dos bares, os comerciantes passaram a investir também em outras bebidas, que aumentariam seu público e tornariam os ambientes convidativos para muitos outros, como os whiskiesginsvodkascachaças e uma variedade de drinks. Não é à toa que hoje ouvimos falar sobre a tradição e a “cultura de bar”, com suas bebidas e petiscos.

O Brasil e os bares

Imagem de um barman segurando e agitando uma coqueteleira. À sua frente, o balcão do bar com uma taça com gelo, outras coqueteleiras, dosadores e uma variedade de itens de coquetelaria.

Por aqui as estalagens chegaram no Brasil colônia e além de servirem como vendas e comercializarem de comidas e bebidas à utensílios e ferramentas, também eram ponto importante de convivência e repercussão de tudo o que acontecia

Inicialmente as únicas bebidas comercializadas eram o vinho e a aguardente de uva, as cervejas chegaram aos estabelecimentos com a vinda da família real. Anos depois a bebida caiu no gosto popular e passou também a ser fabricada por aqui. Também foi a família real que trouxe os “bares”, junto com os costumes europeus.

Além disso, também popularizamos outro termo para se referir aos bares, os botecos. Alguns dizem que o nome vem de “botica”, um local onde se vendia álcool para a fabricação de remédios e tônicos. Outros aceitam a versão da palavra “bodega”, que são pequenos armazéns de secos e molhados.

Anos depois os bares ganharam estilo, passaram a vender bebidas com qualidade, coquetéis e até mesmo a terem música ao vivo e deram origem aos pubs brasileiros. E quando falamos em drinks, não podemos deixar de mencionar um dos mais pedidos nos bares brasileiros: a Caipirinha. Seja com a nossa cachaça ou com sua variação com vodka, esse é um coquetel sempre presente nas cartas de bebidas! Aqui no blog do Bar Aberto já ensinamos a prepará-la da forma tradicional e com outras frutas!


Quer conhecer algumas das receitas de drinks com e sem álcool que são sucesso nos bares e botecos brasileiros? Aqui no Blog do Bar Aberto você tem muitas opções para aprender e fazer em casa!

Beba com moderação. Não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Mulheres ganham 27,7% a menos que homens em MT, aponta pesquisa

Em Mato Grosso, as mulheres ganham 27,7% a menos do...

Veja a programação de hoje das novelas

NO RANCHO FUNDO – Globo, 17h30 Blandina pede perdão pelo...
Feito com muito 💜 por go7.com.br