Titulo fixo

Nova Olimpia (MT), 18 de dezembro de 2018 - 16:14

? ºC Nova Olimpia - MT

Slideshow

Saúde 09/08/2018 17:25 Assessoria de Imprensa

Especialistas ministram palestra sobre hanseníase em Nova Olímpia

Cerca de 100 profissionais participaram da capacitação

Médicos, enfermeiros, odontólogos, auxiliares e técnicos em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde participaram nos dias 07 e 08, de uma capacitação que abordou a prevenção e tratamento da hanseníase. A Capacitação foi promovida pela secretaria municipal de Saúde e fez parte das ações de melhorias de atenção ao usuário da rede municipal de saúde de Nova Olímpia.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Scheffer, o treinamento é uma forma de melhorar ainda mais o diagnóstico da doença nas Unidades Básicas de Saúde da rede. “Trata-se de um diagnóstico clínico, dessa forma, buscamos realizar essas capacitações para que cada vez mais os profissionais da saúde estejam aptos a identificar essa doença”, disse.

Cerca de 100 profissionais participaram na parte da manhã da capacitação realizada no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. No período da tarde foram realizadas avaliações na prática com pacientes do município. As palestras foram ministradas pelos especialistas, referência no Estado em hanseníase, Dr. Manfred Gobel e Dr. José Cabaral Lopes, do Hospital Júlio Muller, de Cuiabá.

Segundo o médico José Cabral, o Centro de Referência é o sonho de todo profissional que lida com esse agravo. “O Centro seria importante para que o paciente recebesse todos os cuidados. Não só o tratamento básico, mas uma sala de curativo, a sala de recuperação, de fisioterapia, sapataria, assistência social e psiquiatria. Nós ficamos tapando buracos”, revela.

O próximo passo é através dos meios de comunicação esclarecer a sociedade sobre a gravidade da doença e continuar capacitando o maior número de profissionais de saúde, para um preparo técnico de diagnóstico e tratamento precoce. O Município tem uma população rotativa, em que várias pessoas saem de outros Estados para trabalhar aqui e por falta de conhecimento não procuram as Unidades de Saúde e acabam por transmitir a doença.

HANSENÍASE – É uma doença antiga e era conhecida como ‘lepra’. Ela é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae e é infecciosa. No Brasil é considerado um problema de saúde pública, uma vez que ocorrem cerca de 30 mil casos novos por ano. No entanto, é uma doença que tem cura. O tratamento é feito por meio da Poliquimioterapia (PQT), que após iniciar o uso dos medicamentos, a doença deixa de ser transmissível em cerca de quatro dias.


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo
Copie e cole seu código de anúncio AMP apenas uma vez no código-fonte HTML das páginas em que você quer exibir anúncios. O posicionamento do código de anúncio não reflete a posição do anúncio.